3-São 10 as classes gramaticais. Escreva o conceito das classes invariáveis.
alguém poderia me ajudar
Soluções para a tarefa
1- Adjetivo
Vamos começar pelos adjetivos. Eles são são palavras que atribuem características positivas ou negativas a um determinado nome. São palavras variáveis e isso significa que elas sofrem variação de número, gênero e grau.
Veja um exemplo em uma sentença para entender melhor:
“Minha amiga é inteligente.” A palavra “inteligente” é uma característica relacionada à palavra “amiga” e, portanto, é um adjetivo
2. Advérbio
Os advérbios constituem uma classe morfológica invariável. Isso significa que eles não sofrem flexão de número, gênero ou pessoa.
Além disso, eles são sempre utilizados próximos a verbos, adjetivos e outros advérbios, pois modificam de alguma maneira o sentido dessas palavras dentro da oração.
Veja um exemplo:
“Os alunos saíram tarde”.
Advérbios de lugar
aqui;
ali;
aí;
cá.
Advérbios de tempo
agora;
já;
ainda;
amanhã.
Advérbios de intensidade
muito;
pouco;
bastante;
demais.
Advérbios de modo
bem;
mal;
suavemente;
afobadamente.
Advérbios de afirmação
sim;
deveras;
certamente;
realmente;
Advérbios de negação
não;
jamais;
nunca;
tampouco.
Advérbios de dúvida
talvez;
quiçá;
possivelmente;
provavelmente.
artigo
O artigo é uma classe gramatical em que as palavras são variáveis em gênero e número e servem para determinar os substantivos de modo vago ou preciso.
Quanto à classificação, eles podem ser:
Artigos definidos
“O menino é legal.”
4-Conjunção
A conjunção é uma classe gramatical que contém palavras invariáveis com a função de ligar sentenças e ideias dentro de um texto ou mesmo termos de uma mesma função sintática, atribuindo a eles, na grande maioria das vezes, um papel semântico.
5. Interjeição
As interjeições são palavras invariáveis que servem para exprimir sentimentos e emoções, podem vir acompanhadas graficamente de pontos de exclamação.
Exemplo: “Ah! se já perdemos a noção da hora
6. Numeral
Os numerais são palavras variáveis que indicam termos numéricos, atribuindo aos termos e seres quantidades ou os situando em alguma sequência.
Quanto à classificação, os numerais podem ser:
Cardinais
um;
dois;
quarenta.
Ordinais
primeiro;
segundo;
vigésimo.
Fracionários
divisão;
fração;
metade.
Multiplicativos
dobro;
triplo;
sêxtuplo.
Pronome
Os pronomes são uma classe gramatical que sofre flexão em relação ao gênero (feminino e masculino) e ao número (singular e plural). São usados para acompanhar, substituir ou fazer referência ao nome. Podem substituir os substantivos, adjetivos ou mesmo toda uma oração.
Exemplo: “A Maria é super inteligente, ela é minha crush eterna.” Neste caso, o pronome “ela” substitui Maria, para que não seja necessário repetir o seu nome.
Exemplos:
“Vou à escola.”
“Maria trabalhou com vigor.”
Substantivo
O substantivo nomeia pessoas, cidades, estados, países, objetos, animais, vegetais, sentimentos, enfim, as coisas de maneira geral. Palavras como “Maria”, “Rio de Janeiro”, “Minas Gerais”, “boné”, “cobra”, “alface”, “amor” e milhares de outras são todas chamadas de substantivos.
O substantivo pode ser formado por quatro maneiras diferentes. Veja só:
Primitivo
Exemplos: rio, folha, rosa, árvore, pedra, papel.
Derivado
Exemplos: folhagem, arvoredo, pedreira, papelada, riacho, roseira
Simples
Exemplo: flor, namorado, copo, Goiás, brócolis.
Composto
Exemplo de substantivo composto por aglutinação: couve-flor, louva-a-Deus.
Exemplo de substantivo composto por justaposição: girassol, passatempo.
Verbo
Os verbos podem indicar estados, como no exemplo a seguir:
“Todos parecem meio loucos.” O verbo “parecer” neste exemplo é um verbo de ligação e, portanto, indica um estado: “meio loucos”.
Fenômenos da natureza:
“Choveu muito ontem à noite.” Nesta oração, o verbo é “choveu” e ele indica nada mais nada menos que um fenômeno da natureza, que não depende de ninguém, ou seja, de nenhum sujeito (ser animado) para acontecer.
Ou ações, como no exemplo a seguir:
“Maria corre pela manhã.” Neste caso, o verbo é “correr” e indica de fato uma ação que Maria faz pela manhã. Veja que essa ação é uma escolha de Maria e ela tem o poder de começar e parar de fazê-la. Esses verbos são também conhecidos como significativos.