3. Quimicamente falando, o que faz com que as ondas mantenham seu formado durante a trajetória , até chegar a água rasas e se romperem?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Terra - A interposição e a forma de várias massas de terra,
Explicação:
- A interposição e a forma de várias massas de terra, com condições locais de ressonância, afetará as características das marés, na medida em que características teóricas ficam sem sentido (por exemplo, marés semi-diurnas ao largo de North Cape, Noruega, acima de 65 ° N).
Efeito da águas rasas - Uma complicação adicional surge quando é tomada em consideração a profundidade do mar. Quando uma onda viaja para águas rasas, sua forma é alterada; isso pode ser visto quando as ondas correm para uma praia na plataforma, como ilustrado na Figura 20. Uma onda produzido por forças geradoras de maré será regular em forma no oceano aberto. Em efeitos visíveis de águas rasas ocorrem devido à fricção entre o mar e o fundo do mar e as restrições devido a formas complexas de massas de terra. Em geral, o atrito
provoca uma distorção da curva de maré a partir de sua forma sinusoidal básica, a curva deformada e o movimento circular das partículas de água torna-se elíptico. À medida que as ondas se aproximam e se estendem na margem, o movimento orbital sob cada onda se torna achatado em uma elipse, e a onda diminui de velocidade, as cristas se acumulam e acabam quebrando para formar surf. Isso é possível em qualquer área onde as profundidades são inferiores a 100 metros.
Podemos observar no mãe dois diferentes tipos de ondas: as ondulações nos locais mais distantes da praia e a arrebentação das ondas próxima à orla. Isso se deve a profundidade, quanto mais profundo, maior as ondas, quanto mais raso menores.