3. Quem foi reconhecido como o primeiro sociólogo
brasileiro? Fale sobre sua vida e sua obra.
Soluções para a tarefa
Resposta: O antropólogo e sociólogo brasileiro Gilberto Freyre nasceu na cidade de Recife, Pernambuco, em 15 de março de 1900. De família tradicional na sociedade recifense, seu pai, Alfredo Freyre, era professor, advogado e juiz.
Resposta: Sérgio Buarque de Holanda foi um historiador, escritor, sociólogo, jornalista e crítico literário brasileiro. No início de sua carreira, o pensador contribuiu com o movimento modernista brasileiro, resultado da Semana de Arte Moderna de 1922, além de destacar-se como jornalista.
Sérgio Buarque de Holanda nasceu em 11 de julho de 1902, na cidade de São Paulo. Filho de Heloísa Gonçalves Buarque de Holanda e do farmacêutico e professor universitário Cristóvão Buarque de Holanda, Sérgio seguiu o caminho do pai tornando-se também professor universitário. Quando adolescente, muda-se com a família para o Rio de Janeiro.
Sérgio Buarque bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro, em 1925. Enquanto estudava ciências jurídicas, escrevia contos e poesias, além de participar como correspondente carioca do movimento modernista, que efervescia em São Paulo com nomes como o da artista plástica Tarsila do Amaral e o do escritor Oswald de Andrade, por meio da Revista Klaxon, de arte moderna.