3 — Quando respiramos próximos de um espelho, há a formação de gotículas de água na superfície desse material. Como se explica essa situação?
RESPOSTA; Quando a luz que se propaga no ar atinge a superfície da água, parte dela (parte da energia luminosa) é refletida e parte é refratada.
Soluções para a tarefa
Porque o ar vindo dos pulmões está quente e o espelho, naturalmente está frio.
Vamos aos dados/resoluções:
Como foi citado acima, o ar vindo dos pulmões está numa temperatura bem acima do que a temperatura normal do espelho, com isso, o mesmo condensa as moléculas de água presentes no ar que sai dos pulmões quentes.
As moléculas que estão no seu estado gasoso, que consequentemente quando tocarem o espelho, o vapor da água condensará, fazendo com que forme gotículas de água na superfície do espelho e embaçando-o.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)
Essa situação se explica pela condensação do vapor de água contido no ar dos pulmões.
Vejamos mais a respeito dessa situação:
O ar que sai dos nossos pulmões, sai a mais ou menos uma temperatura de 36,5°C que é a temperatura do corpo e esse ar sai úmido, possui vapor de água.
O espelho está a uma temperatura ambiente, ou seja, de aproximadamente 25 graus Celcius, que pode ser considerada a temperatura da nossa casa nos ambientes internos.
Como o espelho está numa temperatura mais baixa que o nosso corpo, o ar que possui vapor de água se condensa ao encostar no espelho, fazendo com que haja a formação dessas gotículas de água na superfície.
Veja mais sobre Química em:
https://brainly.com.br/tarefa/10579164