3. Quando falamos em organização social e política, estamos buscando compreender se há
diferenças entre os indivíduos de uma sociedade, qual é o papel dos homens e o papel das
mulheres, entre outros questionamentos importantes. Para analisar esses aspectos,
estudamos a organização social do povo Tupinamba. Relate abaixo 3 atividades
desenvolvidas por cada grupo dentro da sociedade indígena desse povo:
ATIVIDADES DOS HOMENS:
ATIVIDADES DAS MULHERES:
Soluções para a tarefa
Explicação:
1. INTRODUÇÃO
A questão da responsabilidade social da empresa, debatida constantemente tanto em meios académicos quanto empresariais, tem aumentado a preocupação e o grau de conscientização dos empresários sobre a necessidade de se analisar a forma pela qual a empresa pode interferir nos interesses conflitantes da sociedade, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida e a solução dos problemas de responsabilidade social.
O conceito "responsabilidade social de empressas" parte da premissa de que as organizações têm responsabilidade direta, e condições de abordar muitos problemas que afetam a sociedade.
Segundo este enfoque, acredita-se que tarefas, técnicas e recursos empregados por empresas para alcançar seus objetivos materiais podem estar voltados para a solução de problemas sociais; e que, a cada dia que passa, é maior a expectativa dos indivíduos e conseqüentemente a sua demanda quanto ao papel social a ser desempenhado por executivos e empresários.
Submetida a novos desafios, a uma turbulência ambiental em todo o seu sistema e à mudança de valores no mundo do trabalho, a gerência da empresa está entrando em uma nova fase.
No Brasil de hoje, vivemos um momento onde a emergência de um novo sindicalismo, menos passivo, alienado e atrelado ao poder, exige uma resposta da classe empresarial.
Esta resposta não deve invalidar o fato de que a finalidade da empresa é o lucro. Deve, entretanto, ampatibilizando a lucratividade com os objetivos operacionais e sociais.
No presente trabalho, através do levantamento das opiniões do empresariado nacional, estudar-se-ão os valores e a ideologia empresariais que se refletem em decisões e comportamentos administrativos, caracterizando em última instância.um novo estilo de gerência.
Para tanto o estudo foi tiividido em duas partes. Na primeira, introduziremos a idéia de responsabilidade social dos empresários, e na segunda será feita a análise dos dados coletados nas entrevistas.
Para a abordagem do conceito de responsabilidade social serão tangenáadas questões como: qual a definição de responsabilidade social (RS)? Qual o grau de ambigüidade (ou melhor, de "vangueness") da noção? Quais as dificuldades na operacionalização da questão? Como a auditoria social tem sido utilizada para solucionar os problemas de formulação de estratégias de responsabilidade social?
Para a abordagem das entrevistas, uma questão que permeia a análise refere-se aos fatores que poderiam facilitar ou dificultar a prática de responsabilidade social, isto é, verificar que tipo de empresário está mais propenso à adoção de uma atividade industrial compatível com os princípios da gerência socialmente responsável.
Para tanto, uma proposição preliminar leva à formulação de uma hipótese geral, adotada como pressuposto básico neste trabalho: grandes empresários tendem a praticar responsabilidade social mais do que pequenos e médios empresários
Este corte da amostra de entrevistados pelo tamanho tem como base informações coligidas, muitas vezes, em fontes outras que não as entrevistas formais ou a literatura pertinente, como o convívio com industriais, leitura de declarações de líderes empresariais à imprensa e, principalmente, a experiência acumulada em projetos de pesquisa desenvolvidos com o apoio do Centro Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (Cebrae). Mais do que de forma intuitiva, nos parece bastante claro que não se pode falar da existência, no Brasil, de uma classe empresarial homogênea. Embora esta heterogeneidade não tenha suas origens apenas na questão de tamanho (e para tanto temos o exemplo, mais do que significativo, das diferenciações geográficas), acreditamos que esta variável é sem dúvida relevante e permite, dentro do caráter exploratório do estudo, inferências interessantes na comparação dos dois blocos de opiniões; dos grandes empresários, por um lado, e dos pequenos/médios, por outro, analisados nível intergrupal e intragrupal.