3 - Por volta de 1811. o Império napoleónico atingiu o seu apogeu. Direta ou indiretamente, Napoleão
dominou mais da metade do continente europeu. Tal conjuntura, no entanto, reforçou os sentimentos
nacionalistas da população dessas regiões. A ideia de nação, inspirada nas próprias concepções francesas,
passou a ser uma arma desses nacionalistas contra Napoleão
Assinale a afirmação correta relativa à conjuntura acima delineada.
a) Apos o bloqueio continental, em todos os Estados submetidos à dominação napoleônica, os operários e
os camponeses, beneficiados pela prosperidade econômica, aluaram na defesa de Napoleão contra o
nacionalismo das elites locais.
b) A Inglaterra, procurando manter-se longe dos problemas do continente, isolou-se e não interveio nos
conflitos desencadeados pelos anseios de Napoleão de construir um Imperio
c) A Espanha vinculada a França pela dinastia dos Bourbon desde o século XVIII, não reagiu à dominação
francesa. Em nome do respeito às suas tradições e ao seu nacionalismo, a Espanha aceitou a soberania
estrangeira imposta por Napoleão
d) Em 1812. Napoleão estabeleceu solida aliança com o Papa, provocando a adesão generalizada dos
católicos. Temporariamente, os surtos nacionalistas foram controlados, o que o levou a garantir suas
progressivas vitórias na Russia.
e) Herdeira da Filosofia das Luzes, a idéia de nação, tal como difundida na França, fundou-se sobre uma
concepção universalista do homem e de seus direitos naturais. Essa concepção, porém, pressupunha o
principio do direito dos povos de dispor sobre si mesmos.
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Resposta:
Letra E
O nacionalismo que se desenvolveu no século XIX, que culminou em acontecimentos como a Unificação Italiana, a Unificação Alemã, a Guerra Franco-Prussiana e o Neocolonialismo, teve como modelo fundador a França napoleônica. Napoleão, além de administrar o ideário iluminista que permeou a Revolução Francesa, também compôs o primeiro exército de cidadãos livres e burgueses, isto é, o exército nacional francês. Antes da Revolução Francesa, os exércitos das nações modernas eram compostos pela aristocracia guerreira, e não por um corpo de cidadãos. Somadas, essas ações fundaram o ideal de nação que se tornou não apenas modelo político para todo o mundo, mas também objeto de interesse das artes da época, sobretudo da literatura.
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