Química, perguntado por vitinhofj2009, 1 ano atrás

3- Os dias dos carros com luzes azuis estão contados, pois, desde 1º de janeiro de 2009, as lâmpadas de xenônio (Xe), não podem mais ser instaladas em faróis convencionais. Mesmo que as lâmpadas azuis possibilitem três vezes mais luminosidade do que as convencionais, elas não se adaptam adequadamente aos refletores feitos para o uso com lâmpadas convencionais, podendo causar ofuscamento à visão dos motoristas que trafegam em sentido contrário e possibilitando, assim, a ocorrência de acidentes. Quantos elétrons o gás xenônio apresenta na camada de valência

Soluções para a tarefa

Respondido por uranioonline
158
Apresenta 8 elétrons, já que o Xenônio é um gás nobre.
Apesar deste fato, estes elétrons podem fazer certas ligações, principalmente coordenadas, uma vez que a interação dos elétrons exteriores com o núcleo é bem menor do que a observada em gases nobres menores.
A descoberta de que gases nobres também podem formar compostos foi uma das grandes descobertas da química.
Respondido por bryanavs
5

O gás xenômio irá apresentar 8 elétrons na camada de valência.

Vamos aos dados/resoluções:

A teoria da repulsão dos pares de elétrons da camada de valência acaba sendo projetado para um modelo químico que almeja a geometria molecular por meio da repulsão eletrostática dos elétrons da camada de valência.

Dessa forma, a última camada do átomo acaba sendo a camada de valência e essa mesma camada é responsável por "controlar" a perda ou o ganho dos elétrons com a formação dos íons.

Realizando a distribuição eletrônica:  

1s²

2s² 2p^6

3s² 3p^6 3d^10

4s² 4p^6 4d^10

5s² 5p^6.

Ou seja, o nível mais distante desse átomo é o 5º, portanto teremos a presença dos subníveis s e p (2 e 6 elétrons resultando em 8 elétrons).  

Para saber mais sobre o assunto:

https://brainly.com.br/tarefa/23690094

Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)

Anexos:
Perguntas interessantes