3.- Observe a imagem a seguir referente à chuva ácida. Depois, responda as questões
A) O problema da chuva ácida existe no Brasil? Qual é o maior emissor de gases respon-sável por ela?
B) A chuva ácida cai sempre na região onde se formam os poluentes?
C) Existe possibilidade de reduzir a chuva ácida? Que medidas poderiam ser tomadas para amenizar esse fenômeno?
Soluções para a tarefa
Resposta:A
No Brasil assim chuva ácidas mais comuns nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Pois a há muitos gases poluentes como dióxido de enxofre (SO2).
Explicação:
A) O problema da chuva ácida existe no Brasil? Qual é o maior emissor de gases responsável por ela?
R: Sim, existe, no Brasil, chuvas ácidas com pH abaixo de 5,0 já foram registradas em diferentes regiões, como por exemplo, Piracicaba (SP), São Paulo (SP) e Cubatão (SP). Dióxido de enxofre, é um dos maiores gases mais emitidos, e grande responsável pela chuva ácida.
B) A chuva ácida cai sempre na região onde se formam os poluentes?
R: A chuva ácida nem sempre cai onde foi gerada – transportada pelo vento, pode precipitar a grandes distâncias das fontes poluidoras. Isso explica o fato de as ilhas Bermudas, a 960 Km da atlântica dos Estados Unidos, ou as montanhas amazônicas do Sul da Venezuela, enfrentarem hoje chuvas tão ácidas como as que caem sobre os países altamente industrializados.
C) Existe possibilidade de reduzir a chuva ácida? Que medidas poderiam ser tomadas para amenizar esse fenômeno?
R: Não é tarefa fácil reduzir as emissões de SO2 e consequentemente os efeitos da chuva ácida, mas é possível sim. O uso do óleo diesel que tem baixo teor de enxofre seria um ajudante ideal no combate as emissões, mas devido ao seu alto custo não é muito acessível. E atualmente, alguns países, como a China, vêm desenvolvendo tecnologias mais limpas de uso do carvão, envolvendo um tratamento inicial do mesmo, visando maior eficiência energética de suas usinas elétricas movidas a carvão e redução da poluição.