3) Observando as causas da divisão do trabalho atribuídas pela teoria durkheimiana, qual você definiria
como a mais relevante?
4) Qual era a questão que mais preocupava os estudiosos do fim do século XIX? O que justifica essa preocupação? matéria sociologia
Soluções para a tarefa
3)
Durkheim que para uma sociedade se manter deve have um nível de consenso de solidariedade entre seus participantes. Este se distingue em dois tipos de solidariedade: A mecânica e a orgânica.
Solidariedade Mecânica: Presente em sociedades primitivas, como tribos, aldeias, clãs.
Verifica-se um número reduzido de indivíduos, que vivem no limiar da sobrevivência e com escassa tecnologia.
Aqui, os membros dividem os mesmos valores, crenças, e formas de se organizar, trabalhando com objetivo de suprir a necessidade de todo o povo.
Verifica-se que as normas impostas neste tipo de sociedade são repressivas (violentas) e as sanções são punitivas.
Solidariedade Orgânica: é característica das sociedades modernas e mais complexas. Os indivíduos que compõem essas sociedades não compartilham das mesmas crenças religiosas, das mesmas formas de organização e nem das mesmas crenças. Cada indivíduo possui uma consciência individual. Existe uma crescente interdependência entre os indivíduos, uma vez que seu trabalho depende do de outros. Nesse tipo de sociedade, a coesão social é garantida a partir do direito, regras e leis, as normas não são repressivas e as sanções são do tipo restitutivo (restabelecem a ordem).
4)
Dentre as preocupações dos estudiosos da época, podemos destacar as que envolvem uma mudança abrupta na estrutura social, como a revolução industrial, bem como o surgimentos de linhas de pensamentos como o Positivismo, também vale destacar um olhar especial ao desenvolvimento humano.
1) Revolução Industrial:
Processo de aceleração da produção, em que ocorre a substituição do trabalho artesanal por fábricas. Além da substituição de:
- Da ferramenta pela máquina
- Da força humana pela força motriz (máquinas a vapor)
- Do sistema doméstico pelo sistema fabril
Como consequência, houve uma desvalorização do trabalhador e a separação: Capital x Trabalho
II) Surgimento do Positivismo:
O positivismo, corrente teórica criada por Auguste Comte, acredita em uma caminhada contínua e progressiva na qual todos nós enquanto seres humanos tendemos a cursar constantemente. Segundo Auguste, o progresso deve ser sempre reforçado.
III) Desenvolvimento humano:
Segundo o artigo: Estudos sobre desenvolvimento humano no século XIX: da biologia à psicogenia
Verifica-se que, ao longo do período que compreende o século XIX, a embriologia, a biologia darwiniana e lamarkiana, a estatística e a antropometria constituíram-se como referências privilegiadas para a construção de um espaço de saber sobre o desenvolvimento individual.
Classifica-se então o século XIX, como século da evolução, progresso e civilização. Para Le Goff, a idéia de progresso, como se manifestou na história, caracteriza especialmente o século XIX. Isso porque nessa época a idéia de progresso e sua representação estava mais associada a evolução social e humana havendo um salto na evolução das ciências e das técnicas.