História, perguntado por BlueWol1, 1 ano atrás

3- O texto a seguir é de um historiador; leia-o com atenção:
Nas eleições presidências de 1910, 21 anos após a proclamação da República havia no Distrito Federal 25.246 eleitores, isto é, 2,7% da população calculada para este ano. Apenas 8.687 compareceram às urnas, isto é, 34% dos eleitores e 0,9% da população total. Computando somente os votos apurados [...] verificamos que representavam 18% dos eleitores e 0,5% da população total.
a)O que se pode concluir sobre as eleições presidenciais de 1910 com base no texto?
b)O que se pode dizer sobre política e cidadania nos primeiros tempos da República com base nos dados fornecidos pelo autor do texto?

Soluções para a tarefa

Respondido por Akiimitsu
1702
a) Pode-se concluir que, nas eleições presidenciais de 1910, apenas cerca de 18% dos eleitores ou 0.5% da população total do Distrito Federal, foram às urnas votarem. Ou seja, pouco menos de 1% da população do Distrito compareceu às urnas.

b) Pode-se dizer que, nos primeiros tempos da República, poucos possuíam interesse em votar; ou não possuíam informação.
Respondido por EduardoPLopes
208

A - Se pode concluir a partir das informações do texto que as eleições presidenciais de 1910 não contaram com ampla participação popular e dificilmente corresponderam à vontade da maior parte da população, que nem sequer tinha direito ao voto - menos de 3 % da população do DF - e mesmo entre os que tinham o direito, a maioria não votava.

B - Sobre a política podemos dizer que era conduzida pelas elites nacionais, que excluíam a massa de "miseráveis" do direito ao voto e decidiam, entre eles mesmos, os rumos da "República" brasileira.

Sobre a cidadania podemos dizer que era uma cidadania "de fachada", pois o povo não podia, de fato, participar da condução da política.

Mais sobre cidadania em:

https://brainly.com.br/tarefa/16273327

Anexos:
Perguntas interessantes