Ed. Física, perguntado por marialola874, 7 meses atrás

3. O shuffleboard é um esporte novo 7 pontos para a cultura escolar. Entretanto, é praticado desde o século 15, na Inglaterra. Imagine que um canal de internet entrevistará você para divulgar esse esporte. Quais seriam as principais características e regras que seriam interessantes para apresentar nessa entrevista.

Soluções para a tarefa

Respondido por raqueluniversal1
2

Resposta:

Os primórdios do shuffleboard remontam ao século XV, na Inglaterra, durante o reinado de Henrique IV (1399-1413), quando grandes moedas (chamadas de "groats") eram lançadas sobre as grandes mesas de castelos e mansões, com o objetivo de chegar o mais próximo possível da borda oposta, sem cair. Nessa época o jogo ainda tinha o nome de slide-groat ou shove-groat.

Alguns anos depois, o Rei Henrique VIII (1491-1547) chegou a proibir sua prática, pois seus arqueiros passavam muito tempo jogando em vez de treinar para as batalhas. Mais tarde, começou a se popularizar em tavernas e pubs, como uma descontração entre os clientes.[2]

No início do século XIX, em busca de um passatempo, passageiros de cruzeiros começaram a jogar no convés dos navios transatlânticos, quando passou a ser jogado com discos e tacos de madeira. Surgia assim uma modalidade dissidente do shuffleboard jogado sobre mesas e, para diferencia-los, convencionou-se chamar o primeiro de "shuffleboard de mesa", enquanto o segundo apenas de "shuffleboard".

Em 1913, os donos do Lyndhurst Hotel, um pequeno hotel na cidade de Daytona Beach, Flórida, conheceram o jogo em um cruzeiro e gostaram tanto que, ao retornarem à Flórida, resolveram improvisar o jogo na calçada em frente ao hotel, para o entretenimento dos hóspedes. A novidade fez tanto sucesso que, a partir daí, o shuffleboard se espalhou por várias cidades da Flórida e até em outros estados. Como não havia ainda uma entidade dirigente do esporte, as regras, assim como o formato e o tamanho da quadra podiam variar de acordo com o local.

Em 24 de janeiro de 1924, na cidade de São Petersburgo, Flórida, com apenas duas quadras construídas em uma praça, fundou-se o primeiro clube de shuffleboard dos Estados Unidos (e do mundo), o St. Petersburg Shuffleboard Club (ou simplesmente St Pete Shuffle), que originalmente se chamava Mirror Lake Park Shuffleboard Club.[3]

Em 1928 os membros do St Pete Shuffle fundaram a Florida Shuffleboard Association e padronizaram as regras, o formato da quadra e os equipamentos. Ao longo dos anos, os tacos e discos foram se modernizando, mas as regras e o formato da quadra são praticamente os mesmos até hoje.

No auge da popularidade do esporte, em meados do século XX, a Flórida chegou a ter mais de 200 clubes e 75 mil jogadores. Só o St Pete Shuffle tinha mais de 100 quadras e 5 mil membros. Após passar por um período de decadência nas décadas de 1970 a 1990, o clube voltou a atrair pessoas em busca de lazer nos anos 2000, principalmente os jovens chamados hipsters. [4]

Associação Brasileira de Shuffleboard

A Associação Brasileira de Shuffleboard, pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, foi fundada em Assembleia Geral em 1º de novembro de 1996, na cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro, com o principal objetivo de desenvolver a prática do shuffleboard em todo o país, além de representar o Brasil no cenário internacional, sendo filiada à International Shuffleboard Association.

Em 1997, a ABS formou sua primeira equipe para participar do Campeonato Mundial de Shuffleboard daquele ano, realizado na cidade de Hendersonville, Carolina do Norte, Estados Unidos. Desde então, o Brasil participou de quase todas as edições anuais do evento, desbancando as tradicionais potências do esporte, Estados Unidos e Canadá, em várias edições. Nossas melhores colocações foram 3 medalhas de bronze, sendo 2 por equipes em 2007 e 2014 no Canadá, e uma na categoria individual em 2011, também no Canadá, e 2 medalhas de prata, sendo uma por equipes nos Estados Unidos, em 2016, e uma individual, no Brasil em 2017.

Perguntas interessantes