História, perguntado por manosilva, 11 meses atrás


3)O século IV depois do nascimento de Cristo pode ser considerado um marco na história do cristianismo. Após aproximadamente três séculos de intensa perseguição pelos mais diversos motivos, os cristãos, enfim, são autorizados pelo então imperador Constantino (ele próprio convertido ao cristianismo) a praticar os rituais vinculados à expressão religiosa da qual compactuavam. Essa situação acabou criando as condições necessárias para uma verdadeira ressignificação do pensamento ocidental.

E, de todos os pensadores envolvidos com as mudanças advindas da aceitação do pensamento cristão pelo Império Romano, Agostinho de Hipona foi aquele que apresentou as prerrogativas filosóficas que embasaram a mentalidade da população por praticamente todo o período medieval, justamente pela seguinte situação:

Alternativas:

a)
O grande papel filosófico desenvolvido por Agostinho de Hipona foi justamente o de realizar um amalgama entre a filosofia greco-romana com a religiosidade judaico-cristã.

b)
Agostinho de Hipona, admirador e seguidor das conjecturas filosóficas aristotélicas, relegou a filosofia de seu mestre para seguir a risca os mandamentos presentes no cristianismo.

c)
Tanto Agostinho de Hipona quanto Tomás de Aquino, filósofos contemporâneos, conseguiram traçar paralelos entre o pensamento filosófico e cristão que embasaram a mentalidade dos governantes no medievo.

d)
Nos momentos finais do período medieval, Agostinho de Hipona foi muito referenciado justamente por questionar as atitudes dos governantes romanos por dar liberdade de culto religioso aos cristãos.

e)
Como era de costume em seu tempo, tanto Agostinho de Hipona quanto os demais filósofos de seu tempo abdicaram da tradição greco-romana para concentrar a atenção apenas no pensamento cristão católico.

4)
Durante praticamente todo o período medieval, a mentalidade da população que vivia no continente europeu era regida por princípios pautados no teocentismo e, assim, as reflexões estavam condicionadas por um princípio básico: Deus deve ocupar o centro de todas as conjecturas realizadas.

Com o advento da modernidade, é possível acompanhar uma transformação em relação a este princípio, já que passa a predominar uma forma de pensar baseada no:

Alternativas:

a)
antropocentrismo, em que Deus continua a ser a peça central das análises realizadas, porém o homem deixa de ser sua máxima criação.

b)
antropocentrismo, onde o homem assume o posto de principal ser criado por Deus, e outras espécies passam a ocupar um posto secundário.

c)
antropocentrismo, forma de pensamento que procura colocar o homem como centro de todas as reflexões.

d)
antropocentrismo, pressuposto que crê em Deus como um ser uno, e não passível de ser três pessoas divinas ao mesmo tempo – pai, filho e espírito santo.

e)
antropocentrismo, onde tanto Deus quanto o homem ocupam o posto central das reflexões presentes na modernidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por silvioferreir472
5

Resposta:

Alguem teria as respostas da Aap1,Aap2,Aap3,Aap4 ,Teorias da Historia???????

Explicação:

Respondido por mari3079
4

Resposta:

AV: 1E; 2B; 3A; 4C

Explicação:

Perguntas interessantes