A fotografia acima, tirada em Beijing, China, em 1989, pode ser identificada, corretamente, como
a) reveladora do sucateamento do exército chinêrs, sinal mais visível da crise econômica que então se abateu sobre aquela potência comunista.
b) emblema do conflito cultural entre Ocidente e Oriente, que resultou na recuperação de valores religiosos ancestrais na China.
c) demonstração da incapacidade do Partido Comunista Chinês de impor sua política pela força, já que o levante daquela ano derrubou o regime.
d) montagem jornalística, logo desmascarada pela revelação de que o homem que nela aparece é chinês enquanto os tanques são soviéticos.
e) símbolo do confronto entre liberdade de expressão e autoritarismo político, ainda hoje marcante naquele país.
Soluções para a tarefa
Os mesmo lutavam por direitos políticos e expressão livre,que foi controlado pelo Governo..
E) Símbolo do confronto entre liberdade de expressão e autoritarismo político, ainda hoje marcante naquele país
Resposta:
Resposta correta: letra E
Explicação:
A foto faz referência a uma série de movimentos estudantis que ocorreram na República Popular da China no ano de 1989. De maneira geral, os estudantes exigiam que a abertura econômica empreendida pelo país (a partir das reformas de Deng Xiaoping iniciadas em 1978) fosse acompanhada por reformas no âmbito político, de forma que estas ajudassem na ampliação dos direitos e liberdades políticas na China. A emblemática foto levou a comunidade internacional classificar as manifestações estudantis como "Primavera de Pequim". Contudo, o governo chinês reagiu e foi responsável pelo triste episódio do "Massacre na Praça da Paz Celestial", onde os estudantes foram brutalmente reprimidos pelo exército chinês. Após a repressão dos protestos, o governo chinês manteve as reformas econômicas e não concedeu maiores liberdades políticas à população civil, permanecendo a centralidade do Partido Comunista Chinês no sistema político do país até os dias atuais.
Fonte: AgoraVaiENEM