3) O rei Luís XIV foi o maior expoente do Absolutismo francês. A ele é atribuída a autoria da frase "O Estado sou eu". Com base no que você aprendeu, responda:
a) Como essa frase pode ser interpretada considerando o contexto do Absolutismo na Europa?
b) Alguns teóricos contribuíram para justificar o poder exercido por reis como Luís XIV. Cite um deles e explique aspectos de seu argumento.
Soluções para a tarefa
a) Tendo em vista que o Absolutismo é um regime baseado na centralização do poder nas mãos do rei, a expressão "O Estado sou eu" reafirma a sua autoridade sobre as outras camadas sociais, isto é, o Estado é totalmente regido pelo rei Luís XIV.
b) Nicolas Maquiavel, com sua obra "O Príncipe", que teve como objetivo apresentar ao monarca a maneira de se governar.
Para ele, o papel da política é puramente manter a ordem social, e a função do governantes é gerenciar as relações de poder na comunidade, não permitindo que ela saia dos limites. Para isso, o governante teria o direito e a obrigação de utilizar todos os meios necessários para tal.
Thomas Hobbes, com sua obra "Leviatã", usando da metodologia contratualista como método para a justificação do poder política. Para ele, a única forma a fim de obter a ordem é através da renúncia da liberdade natural do homem, que deve se submeter ao Estado (contrato social).
Jacques-Bégnigne Bossuet, que defendia a legitimidade divina para o poder real, isto é, a autoridade do rei era justificada pela vontade de Deus.
espero ter ajudado :)