Português, perguntado por adriana6437, 6 meses atrás

3. O que ela pensou em fazer quando anunciaram o voo?

Soluções para a tarefa

Respondido por LVB15
0

Resposta:

Enquanto tratava o braço, Alberto retomou os trabalhos com o 14bis. Fez algumas mudanças no projeto e reduziu o peso total da máquina para menos de trezentos quilos. Com isso, recuperou a confiança e o fôlego para uma nova tentativa de vencer a Taça Archdeacon. Anunciou que o esforço se daria em 23 de outubro, novamente no campo de Bagatelle. Às 8h30 da manhã, naquele dia, a imprensa e os curiosos já estavam lá reunidos – uma multidão. Pôs-se a realizar tentativas de decolagem, mas o máximo que conseguiu foi erguer uma das rodas. Anunciou aos repórteres que havia um problema com a transmissão da potência do motor a hélice, mas que os reparos estariam prontos para uma nova tentativa às 2:30 da tarde. Os jornalistas retornaram na hora combinada, mas os mecânicos de Monsieur Santôs ainda mexiam freneticamente no aeroplano. Às 4:00 da tarde, enquanto o sol já ensaiava se esconder por trás das árvores. Alberto finalmente estava pronto para uma nova tentativa.

Da barquinha de vime, fez um gesto com a mão direita, para que todos se afastassem do percurso. Ligou o motor e partiu. O 14bis atravessou algumas dezenas de metros no chão, confiante, e então suas rodas se despregaram no chão, confiante, e então suas rodas se despregaram do chão. Subiu alguns centímetros. Atingiu um metro. Depois dois. Três. Centenas de pessoas acompanhavam o avião com os olhos, enquanto um homem fincava uma estaca com uma bandeira no ponto em que as rodas deixaram o solo. A multidão delira, e o aeroplano começa a descrever uma curva ligeira, inclinar-se sem que Santos-Dumont fizesse algo para que isso acontecesse. Por temor de que pudesse perder o controle, ele desliga tudo e vai ao chão – um pouso com certa violência. Uma das rodas é torcida, dois suportes quebram e surge uma pequena rachadura nos bambus do leme. Mas é só. Um bolo de pessoas se acerca do avião e um grandalhão coloca imediatamente Santos-Dumont sobre seus ombros. Alberto é carregado em triunfo e procura uma pessoa com os olhos.

- Archdeacon! Onde está Archdeacon? – ao encontrá-lo, prosseguiu. – Archdeacon, eu ganhei o prêmio? Eu ganhei?

- Na minha opinião, não há dúvida alguma. Mas por que parou tão cedo? Tudo bem, precisava de 25 metros para ganhar, e fez mais.

- Mais quanto?

- A medição oficial indica que o vôo foi de sessenta metros. Por que não foi mais adiante?

- Pareceu-me que o aeroplano se inclinava para a esquerda. Tive receio e, para maior segurança, cortei a ignição. Parei o motor.

Nisso a imprensa se aproximou para registrar as palavras do inventor. Santos-Dumont prosseguiu com o que estava dizendo.

- Eu ainda não tenho bem em minhas mãos a direção. Trata-se de um estudo a fazer, mas, logo que eu acrescentar um pequeno leme às duas asas, o aparelho estará perfeito.

- E como foi a sensação de voar? – perguntou um repórter.

- Tive de súbito a sensação de uma imobilidade calma, perfeita. Nada de trepidações, de sobressaltos, ondulação das asas! Foi assim que soube que deixei o solo.

O sucesso inédito e espetacular que Santos-Dumont repercutiu imensamente, nos âmbitos nacional e internacional. Nos quatro cantos do mundo, proclamaram-no responsável pelo primeiro vôo de um aparelho mais pesado que o ar. Até Ferber, partidário dos Wright, declarou em artigo para a revista L’Aérophile que “este acontecimento é da mais alta importância, porque ele fixa, através de controle oficial, um resultado definido”. E prosseguiu: “De agora em diante, há um fato preciso. Partindo do solo, um homem, numa máquina voadora, percorreu no ar mais de cinqüenta metros. Não se trata de um desses resultados apócrifos, ou simplesmente afirmados, como aqueles dos irmãos Wright. A propósito, sempre acreditei no sucesso destes últimos, porque me dei conta, pelas minhas próprias experiências, de que o vôo é atualmente possível. Hoje, porém, creio que, se os irmãos Wright não fizerem experiências públicas, perderão não somente o objetivo que almejam, senão mesmo a glória de serem os primeiros inventores.

Explicação:

Espero ter ajudado.(1voo)

Perguntas interessantes