3 - O que aconteceu com a Inglaterra e a França no período entreguerras?
4 - Descreva a situação da União Soviética durante o governo de Josef Stalin
5- O que são regimes totalitários? Diferencie nazismo de fascismo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
3A França também saiu profundamente abalada da Primeira Guerra Mundial: 1 milhão e 400 mil mortos e dívidas enormes com a Inglaterra e os Estados Unidos. ... Diante de uma grande pressão popular, realizaram-se novas eleições na França, vencidas pela esquerda liberal, que ordenou a imediata evacuação da bacia do Ruhr.
3- Em 1918, por exemplo, uma paralisação geral mobilizou cerca de 2 milhões de trabalhadores. Foi nessa época que o Partido Trabalhista começou a crescer. Tanto assim que nas eleições de 1932 os trabalhistas obtiveram, pela primeira vez, esmagadora maioria, constituindo o governo. Entretanto, esse governo trabalhista não impediu que a crise continuasse a se manifestar.
Em 1935, o governo voltou para as mãos dos conservadores, que iniciaram uma política de apaziguamento no plano internacional. O governo inglês passou a permitir que a Alemanha violasse o Tratado de Versalhes, principalmente no que dizia respeito à retomada de territórios. Essa política se acentuou no governo de Neville (1937-1940), que, empurrou o mundo em direção à Segunda Guerra Mundial.
4- Stalin, agora governante da União Soviética, tomou medidas centralizadoras de diversos papéis na mão do Estado. Ele exercia forte repressão sobre seus inimigos políticos, executando ou exilando muitos de seus opositores e inimigos políticos.
5- O totalitarismo é um sistema político caracterizado pelo domínio absoluto de uma pessoa ou partido político sobre uma nação. Dentro do totalitarismo, a pessoa ou partido político no poder controla todos os aspectos da vida pública e da vida privada por meio de um governo abertamente autoritário.
6- Enquanto o nazismo era uma ideologia metapolítica, vendo a si mesmo apenas como uma utilidade pela qual uma condição alegórica do seu povo era o seu objectivo, o fascismo era uma forma sinceramente antissocialista de estatismo que existiu por virtude de com fins em si mesmo.