3) O humor presente na tirinha decorre principalmente do fato de a personagem Mafalda: a) atribuir, no primeiro quadrinho, poder ilimitado ao dedo indicador. b) considerar seu dedo indicador tão importante quanto o dos patrões. c) atribuir, no primeiro e no último quadrinho, um mesmo sentido ao vocábulo "indicador". d) usar corretamente a expressão "indicador de desemprego", mesmo sendo criança. e) atribuir, no último quadrinho, fama exagerada ao dedo indicador dos patrões.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c) atribuir, no primeiro e no último quadrinho, um mesmo sentido ao vocábulo "indicador".
Explicação:
A personagem estende o sentido mais conhecido, que denomina o “dedo indicador” para outro sentido usado na expressão “indicador de desemprego” que, neste caso, se refere ao “índice” que calcula o número de pessoas desempregadas, normalmente em porcentagem.
Resposta:
Alternativa “c”.
Explicação:
Mafalda, apesar de ser uma criança, já percebe as injustas relações de trabalho entre patrões e operários e faz uma analogia interessante entre o uso do dedo indicador, que metaforicamente é símbolo de autoritarismo, e um elemento da análise da situação econômica de um país, o indicador de desemprego. Ela atribuiu um mesmo sentido ao vocábulo “indicador”, embora ele possa ser empregado com diferentes significações de acordo com o contexto da interação comunicacional.