História, perguntado por hbsanches284, 9 meses atrás

3. O documento a seguir foi escrito por Benito Mussolini, ditador e teórico fascista que governou a Itália entre 1922 e 1943. Leia-o e responda às questões. “O fascismo não crê nem na possibilidade, nem na utilidade de uma paz perpétua. Só a guerra leva ao máximo de tensão todas as energias humanas e marca com um sinal de nobreza os povos que têm a coragem de afrontá-la. Para nós, fascistas, a vida é um combate contínuo e incessante. O fascismo [...] é também educador. Deseja refazer o homem, o caráter, a fé. E para atingir este fim, exige uma autoridade e uma disciplina que penetrem nos espíritos e aí reinem completamente. O princípio essencial da doutrina fascista é a concepção de Estado. Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado. O indivíduo está subordinado às necessidades do Estado e, à medida que a civilização assume formas cada vez mais complexas, a liberdade do indivíduo se restringe cada vez mais. Nós representamos a antítese nítida [...] dos imortais princípios de 1789.” MUSSOLINI, Benito. “O fascismo, uma maneira de viver”. In: Coletânea de Documentos Históricos para o 1º Grau. São Paulo: SE/CENP, 1978. p. 93. a) Quais são os “imortais princípios de 1789” aos quais Mussolini faz referência? b) Por que Mussolini afirma que o fascismo representa a “antítese nítida” desses princípios?

Soluções para a tarefa

Respondido por victoriava
8

Resposta:

a) Os princípios de 1789 que Mussolini se refere no texto são em outras palavras os princípios revolução francesa: Liberdade, Igualdade, Fraternidade" (Liberté, Egalité, Fraternité).

b) No texto Mussolini afirma que um governo fascista é uma "[...] antítese nítida aos imortais princípios de 1789. [...]", ou seja o regime em questão segue uma linha de princípios completamente contrários aos da revolução francesa.

(Resposta inteiramente desenvolvida por mim, sem trechos retirados de outros sites.)

Perguntas interessantes