História, perguntado por sr6336298, 7 meses atrás

3- No estado do Maranhão aconteceu o movimento de 1838 a 1845, conhecido como Balaiada. Qual
líder deu nome a esse movimento, qual era seu apelido, qual tema foi mais mencionado, em que ano
e por quem a revolta foi dominada?
4 - Por que o movimento de 1835 - 1840 ficou conhecido como Cabanagem, o que os revoltosos
reivindicavam, em que província aconteceu e qual foi o saldo de mortos neste conflito?
5- Que revolta aconteceu de 1837-1838 e recebeu o nome de seu líder, o médico Francisco Sabino,
o que a revolta contestava e qual era a proposta do movimento?​

Soluções para a tarefa

Respondido por sah5039r
1

Resposta:

3-

líder que deu o nome "balaiada": Manoel Francisco dos Anjos Ferreira

apelido: balaio

tema mencionado: A Balaiada se distingue das outras revoltas que eclodiram no período regencial por ter sido um movimento eminentemente popular contra os grandes proprietários agrários da região. As causas da revolta estão relacionadas às condições de miséria e opressão a que estava submetida a população pobre da região.

ano: de 1838 a 1841

quem dominou a revolta: Era composto por comerciantes portugueses, militares e integrantes da burocracia estatal, também conhecidos como caramurus.

4-

por que ficou conhecido: Cabanagem foi como ficou conhecida a revolta que ocorreu entre 1835-1840 na antiga província do Grão-Pará (não confundir com a Cabanada, que ocorreu em Pernambuco e Alagoas em 1832). ... A Cabanagem foi uma das maiores revoltas com participação popular da história do Brasil.

o que os revoltosos reivindicavam: Os revoltosos reivindicavam durante a cabanagem a melhoria das condições de vida locais, a substituição dos governantes da província e maior integração com a vida econômica colonial.

em que província aconteceu: A Cabanagem foi uma revolta popular extremamente violenta, ocorrida de 1835 a 1840, na província do Grão-Pará.

número de mortos durante a cabanagem: 40 mil mortos

5-

sabinada: Sabinada foi uma revolta autonomista de caráter separatista transitório, tendo ocorrido de 6 de novembro de 1837 a 16 de março de 1838. Ocorreu na Província da Bahia à época do Brasil Imperial, seus líderes foram o médico e jornalista Francisco Sabino e o advogado João Carneiro da Silva.

o que contestava: O movimento contestava a concentração do poder local exercido por autoridades nomeadas pelo governo regencial. Separatistas, os revoltosos propunham a formação de uma república baiana até a maioridade do imperador. A república chegou a ser proclamada, mas durou apenas alguns meses.

proposta do movimento:  O principal objetivo da revolta era instituir uma república baiana, mas só enquanto o herdeiro do trono imperial não atingisse a maioridade legal.

Se alguma coisa estiver errado me corrijam, plss

espero ter ajudado:)

Perguntas interessantes