3- Na experiência da vela girante explique:
a) O que está acontecendo para a vela girar?
b) Qual a transforma de energia que ocorre no evento?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) O ar quando aquecido se torna mais leve e tende a subir fazendo o catavento girar. O ar frio é mais pesado e desce.
b) transformação da energia térmica fornecida pela chama da vela em energia de movimento , representado pela rotação da vela em torno do eixo determinado com a agulha, pode- se também observa as condições de equilíbrio, rotação e transmissão de calor.
Explicação:
reproduz a transformação da energia térmica fornecida pela chama da vela em energia de movimento , representado pela rotação da vela em torno do eixo determinado com a agulha, pode- se também observa com os alunos as condições de equilíbrio, rotação e transmissão de calor.
Quando a garrafa toca a água e sela o ambiente, a vela queima o oxigênio do recipiente e vai diminuindo até apagar. Simultaneamente à diminuição da chama até apagar, o ar volta a esfriar e a contrair, diminuindo a pressão no interior da garrafa e a pressão atmosférica sendo maior faz com que a água suba.
Para haver a queima de um combustível (a vela) se necessita de ar (comburente) para reagir e haver a combustão, a vela esta puxando o ar, e o ar quente sobe o o frio desce a combinação desses dois fenômenos (Químico e Físico) ou um deles já é o suficiente para girar o catavento.
Na experiência da vela girante:
a) a maior queima da parafina do lado mais baixo da vela e a sua consequente diminuição de massa garantem o seu movimento giratório.
b) a energia térmica da chama da vela é transformada em energia mecânica.
Experiência da vela girante
O experimento da vela girante necessita de alguns materiais:
- uma vela;
- um palito de dente;
- dois copos;
- fósforo.
Para montá-lo é necessário em expor o pavio da base de uma vela, afim dela obter duas "partes de cima". O palito é colocado paralelamente à vela e este sistema é equilibrado entre dois copos virados para baixo.
Quando os dois lados da vela são acesos com o fósforo, um lado começará a queimar a parafina mais rápido, pois uma vela é irregular. Quando este lado queima mais rápido, ele também fica mais leve e a vela irá pender para o outro lado mais pesado, como uma gangorra. Agora, no lado que está na parte de baixo queimará mais rápido, pois o fogo tende a ficar na vertical, queimando mais a parafina. E assim o processo continua.
Com este movimento, é possível observar que a energia térmica da chama da vela é transformada em energia mecânica para rotacionar o sistema.
Saiba mais sobre transformação de energia em:
https://brainly.com.br/tarefa/229404
#SPJ2