Química, perguntado por simoneskcm, 10 meses atrás

3. Mulher obesa de 40 anos foi atendida no setor de emergência de um hospital, apresentando queixa de náusea, vômito e dor abdominal cada vez piores. Indica dor localizada na área do epigástrico e no quadrante superior do abdome, e relata estar com febre subjetiva e não ter diarreia. A dor é aguda e persistente, mas, anteriormente, era intermitente e com cólicas apenas após a ingestão de comida gordurosa. O exame clínico mostrou temperatura de 37,8°C e os demais sinais vitais normais. Apresenta sensibilidade epigástrica e no quadrante superior do abdome e bloqueio abdominal, mas sem repercussão. Além disso, o abdome era flácido sem distensão e aparentando movimentos intestinais. Os testes de laboratório mostraram valores normais, com exceção do aumento nos testes de função hepática, contagem de leucócitos e amilase sérica. A ultrassonografia da vesícula biliar mostrou a presença de cálculos biliares e espessamento da parede da vesícula. Foi providenciada cirurgia imediatamente. Diagnóstico: Pancreatite por cálculo biliar.
O que é pancreatite?
Qual a relação da pré-enzima e enzima ativa com o caso exposto acima?

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
4

Uma pancreatite é uma inflamação do pâncreas, podendo ocorrer por causas:

  • Não inflamatórias;
  • Inflamatórias infecciosas;
  • Inflamatórias não infecciosas.

No caso apresentando, a mulher sofria com cálculos biliares, isso ocorre pois há a comunicação entre a vesícula biliar e o pâncreas, através da ampola hepatopancreática, onde o ducto pancreático se encontra com o ducto biliar.

No caso apresentando, as pré-enzimas e enzimas hepáticas ativas foram os parâmetros usados para chegar ao resultado, já que houve mudança nos parâmetros.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes