3. Muitos estudiosos da língua, os linguistas, acreditam que o estrangeirismo é algo natural, é uma troca cultural que enriquece o vocabulário. Isto é, assim como não existe pureza cultural, também não existe pureza linguística, todo idioma é o resultado do cruzamento de vários horizontes, de várias culturas. No entanto, alguns enxergam no uso excessivo de "estrangeirismos" uma perda de identidade da cultura, no nosso caso, da cultura brasileira. Para você, o uso de estrangeirismo é positivo ou negativo? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Oi Rebeca!
Esta resposta é apenas, e tão somente, a minha opinião pessoal.
O excesso de estrangeirismos na Língua Portuguesa é negativo, pois no passar dos anos eu vi muitas substituições desnecessárias de termos já existentes no nosso idioma por termos especialmente da língua inglesa. Assim como adoção de termos em língua inglesa para alguma suposta novidade, em lugar de termos já existentes em nosso idioma.
Alguns exemplos:
- Instrutor (de academia de ginástica) foi substituído por "personal trainer"
- Promotor (profissional que promove eventos) foi substituído por "promoter"
- Estagiário foi substituído por "trainee" apenas para diferenciar aquele trabalhador que ainda está cursando ensino superior e está em aprendizado, do que é recém formado e já tem algum conhecimento da profissão.
- Cabeleireiro está sendo substituído por "hair stylist"
E há muitos outros exemplos se observarmos com atenção.
Abraços!
Resposta:
positivo
Explicação:
pois os estrangeirismos são parte de um fenômeno linguístico associado a necessidade de renovação da língua. Devem ser utilizados para ajudar a comunicação, nunca o contrário.