3 mitos dá origem da humanidade
Soluções para a tarefa
Resposta:
Criação do Homem no Egipto
Criação do Homem na Mesopotâmia
Criação do Homem na Bíblia
Explicação:
Criação do Homem no Egipto:
No Egipto, a questão das origens da humanidade é tão vaga e deslizante como a própria religião, com a complexidade de lendas
sobre as origens dos deuses. Por vezes o mesmo relato assume
variantes conforme os locais. Não há dúvida porém de que é
atribuído explicitamente ao deus Atom um papel importante na
criação. De facto ele era adorado em Heliópolis, desde o Antigo
Império,
Criação do Homem na Mesopotâmia:
Entre o riquíssimo legado da literatura da Mesopotâmia, distinguem-se os mitos das origens. E, tal como no Egipto, também aí
se notam variantes conforme os locais. Cada cidade da antiga
Suméria, e isso continuou sob o domínio dos Acádios, tinha o seu
deus principal e à volta dele teciam-se lendas, nasciam tradições.
Em Nipur, por exemplo, o deus criador do homem é Enlil.
O deus modelou-o com as própria mãos, como faria um oleiro.
Em Eridu, a explicação era mais complicada: os deuses multiplicavam-se e começavam a viver irritados por terem de se servir uns
aos outros. Namu, que era a mãe de Enki, pensou então fazer
alguma coisa para libertar os deuses dessa situação. Pediu ao filho...
e os homens foram criados para se encarregarem de prover às necessidades dos deuses, criados da argila amassada com sangue divino.
Criação do Homem na Bíblia:
No primeiro livro da Bíblia, os dois relatos da criação diferem
consideravelmente entre si. O mais antigo é o que se encontra
no capítulo II, concretamente a partir de vers. 4b. Provém da
fonte Javista, bastante caracterizada pelo seu estilo popular, cheio
de imagens ingénuas e linguagem antropomórfica. Esta narração
acomoda-se perfeitamente à mentalidade do homem primitivo que
fala da criação do pequeno mundo que conhece, o mundo que o
rodeia. Ao ser colocada em segundo lugar, apesar de mais antiga,
esta narração serve para introduzir outra que descreve em imagens
inesquecíveis a marcha interior da humanidade, desde o pecado à
esperança de restauração.