Português, perguntado por erickdouglas1235, 5 meses atrás

3 Leia um trecho do livro Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias. Nessa história o menino criou várias palavras para dar nome às coisas de seu dia a dia.

[...] E Marcelo continuou pensando: "Pois é, está tudo errado! Bola é bola, porque é redonda. Mas bolo nem sem- pre é redondo. E por que será que a bola não é a mulher do bolo? E bule? E belo? E bala? Eu acho que as coisas deviam ter nome mais apropriado. Cadeira, por exemplo. Devia chamar sentador, não cadeira, que não quer dizer nada. E tra- vesseiro? Devia chamar cabeceiro, lógico! Também, agora, eu só vou falar assim". Ruth Rocha. Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias. 2. ed. Rio de Janeiro: Salamandra, 2011.

a) Conversem: O que Marcelo pensou para formar as palavras destacadas?

b) A autora do artigo "Pré-adolescente é criança?" colocou o elemento pré antes de algumas palavras e formou palavras novas. O personagem Marcelo colocou os elementos dor e eiro depois de algumas palavras e formou outras. Os dois usaram uma palavra primitiva para formar uma palavra derivada.

• Palavra primitiva é aquela que não vem de outra palavra.
• Palavra derivada é aquela formada a partir de outra palavra.

O elemento que é acrescentado antes da palavra recebe o nome de prefixo.
O elemento que é acrescentado depois da palavra recebe o nome de sufixo.​

Soluções para a tarefa

Respondido por WiallaFarias
1

Marcelo criou nome de objetos a partir de palavras primitivas, dando sentido a função que eles desempenham.

O vocábulo "sentador" vem do verbo "sentar", e forma-se com radical "senta" + sufixo "dor". A palavra "cabeceira" vem do substantivo "cabeça" e forma-se com radical "cabec" + sufixo "eira".

Palavras primitivas e derivadas

A palavra primitiva não se origina de outra, e através de seu radical mais a adição de prefixos e/ou sufixos, permite a formação de novas palavras denominadas de derivadas.

O prefixo é o morfema inserido antes do radical, já o sufixo é inserido após o mesmo, podendo ambos serem colocados simultaneamente.

A partir do radical "senta" mais o sufixo "dor" e do radical "cabec" + sufixo "eira", Marcelo inventou as palavras "sentador" e "cabeceira", respectivamente. A primeira surge da palavra primitiva "sentar" e a segunda de "cabeça".

Entenda mais sobre palavras primitivas e derivadas aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/3522586

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes