3.Leia este texto:Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor. Outras vezes encontro nuvens esparsas. Avisto crianças que vão para a escola. Pardais que pulam pelo muro. Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais. Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar. Marimbondos que sempre parecem personagens de Lope de Vega. Às vezes, um galo canta. Às vezes, um avião passa [...]Cecília Meireles. Arte de ser feliz. In: Cecília Meireles et al.Ouadmte 1: crônicas de Carlos Drummond de Andrade... (et al.].Rio de Janeiro: Ed. do Autor. [1968]. p. 11.Nesse texto, a autora descreve uma cena que vê pela janela.a]Que recurso gramatical ela utiliza para transmitir uma visão geral, ampla do que vê?bj Nas duas últimas frases, esse caráter de generalização se mantém, mas, para expressá-lo, a autora utiliza um recurso diferente do empregado nas frases anteriores. Comente-o.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
Olá, tudo bem?
a) A autora, no âmbito gramatical, utiliza verbos conjugados no presente do indicativo, como "abro", "encontro", "avisto", "vão", "pulam", "abrem e fecham" etc. Ela presentifica simultaneamente uma vasta quantidade de detalhes através da conjugação dos verbos, o que nos dá a sensação de uma visão amba, geral.
b) Ao fim do trecho, a autora se refere a uma ação que acontece no campo da terra, isto é, o galo canta, e a uma ação que acontece no céu, ou seja, um avião passa. Isso dá a ideia de que seu olhar é amplo e abrange tanto o que se passa acima de nós como o que se passa em nosso meio.
Espero ter ajudado! (:
Perguntas interessantes