3. (Fuvest-SP) A cana-de-açúcar é importante matéria-prima para a produção de etanol. A energia contida na molécula de etanol e liberada na sua combustão foi: a) captada da luz solar pela cana-de-açúcar, armazenada na molécula de glicose produzida por fungos no processo de fermentação e, posteriormente, transferida para a molécula de etanol. b) obtida por meio do processo de fermentação realizado pela cana-de-açúcar e, posteriormente. incorporada à molécula de etanol na cadeia respiratória de fungos. c) captada da luz solar pela cana-de-açúcar, por meio do processo de fotossín- tese, e armazenada na molécula de clorofila, que foi fermentada por fungos. d) obtida na forma de ATP no processo de respiração celular da cana-de-açúcar e armazenada na molécula de glicose, que foi, posteriormente, fermentada por fungos. e) captada da luz solar por meio do processo de fotossíntese realizado pela cana-de-açúcar e armazenada na molécula de glicose, que foi, posteriormente, fermentada por fungos.
Soluções para a tarefa
Olá!
Em se tratando de energia, a produção de etanol é decorrente da energia solar armazenada nos cloroplastos, e utilizada durante a fase escura da fotossíntese, para a produção de matéria orgânica (glicose e amido).
Dessa forma, esta energia estará contida nas moléculas de glicose, que sofrerão os processos de fermentação alcóolica, produzindo o etanol na cana-de-açúcar, ao passo que a outra parte da energia será liberada pela respiração.
Resposta, e) captada da luz solar por meio do processo de fotossíntese realizado pela cana-de-açúcar e armazenada na molécula de glicose, que foi, posteriormente, fermentada por fungos.
Resposta:
e) captada da luz solar por meio do processo de fotossíntese realizado pela cana-de-açúcar e armazenada na molécula de glicose, que foi, posteriormente, fermentada por fungos.
Explicação:
geekie