História, perguntado por fafamiguel, 6 meses atrás

3. Explique a tática utilizada pela URSS para mudar o curso da Guerra.
ME AJUDEM ​

Soluções para a tarefa

Respondido por somentemaisum
0

Resposta:

Território e clima

Pela experiência com a blitzkrieg na Polônia e na França, Hitler acreditava que a conquista do território russo levaria semanas, e não meses. Por isso, repetiu a estratégia dividindo a frente em três: ao norte, o objetivo era dominar Leningrado, um importante porto soviético; ao centro, chegar a Moscou, a capital; e, ao sul, conquistar a Ucrânia e o Cáucaso, importantes regiões agrícolas e de petróleo. Mas a divisão das forças retardou a operação, atrasando a passagem das tropas conforme o outono e o inverno chegavam, trazendo umidade ao solo e um frio congelante.

Vantagem numérica

Outro fator que atrasou o progresso das tropas nazistas foi a política de não rendição do Exército Vermelho. Desertores que recuavam frente ao avanço alemão eram imediatamente mortos. Essa tática só foi possível pela vantagem populacional da União Soviética que, com um contingente estimado em 14 milhões de reservistas, conseguia recrutar civis rapidamente para, mesmo despreparados, fazerem frente ao avanço dos tanques. Para se ter uma ideia, no início da operação, em 22 de junho de 1941, a Alemanha dispunha de uma tropa de 3,8 milhões de soldados, contra 2,9 milhões de militares soviéticos no front. Ao final, estimam-se que cerca de 1 milhão de militares alemães morreram, contra quase 5 milhões de soviéticos.

Terra arrasada

Outra política de Stalin foi a de “terra arrasada”. Em pronunciamento aos cidadãos soviéticos, ele ordenou que todos deveriam resistir a qualquer custo e, em caso de derrota iminente, destruir todos os meios de subsistência que poderiam servir aos nazistas, como casas, armazéns, plantações, etc.

Explicação:

resumo:

território e clima, vantagem numérica e terra arrasada (fora a batalha de Stalingrado e a Batalha de Moscou)

Perguntas interessantes