3- Explicar as atribuições da Assembleia Nacional Constituinte;
4- Quais privilégios da nobreza foram abolidos pela Assembleia?;
5- Quais medidas da Assembleia contrariavam os interesses do clero?;
6- Quem era considerado cidadão pela Assembleia e quais medidas defendiam seus direitos?;
7- Explique quem eram os girondinos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
3 - Assembleia constituinte é um órgão colegiado que tem como função redigir ou reformar a constituição, a ordem político-institucional de um Estado, sendo para isso dotado de plenos poderes ou poder constituinte, ao qual devem submeter-se todas as instituições públicas.
4 - A Assembleia Nacional, estabelecida entre 1789 e 1792, aboliu o voto por estamento e deu condições para que novas práticas fossem fixadas ao contexto político francês. Contando com a intensa participação da burguesia e dos camponeses, a Revolução ganhava força nas ruas, campos e instituições francesas. As leis que garantiam os privilégios nobiliárquicos foram abolidas, trazendo maior igualdade de direitos entre os franceses.
5 - As principais medidas adotadas foram: - Abolição dos direitos feudais. - Separação de poderes, no qual o poder legislativo fosse concedido a uma assembleia eleita, o poder executivo fosse concedido ao rei e o poder judiciário fosse concedido aos tribunais.
6 - O rei Luís XVI, Constituição Civil do Clero. Através deste documento, os clérigos transformaram-se em funcionários públicos subordinados ao Estado. Além disso, as terras clericais foram confiscadas e serviram de lastro para a criação de uma nova moeda, as assignats.
7 - Girondinos (do francês girondin, por ter sido formado em torno de deputados do departamento da Gironda) era a denominação de um grupo político moderado da Assembleia Nacional (onde, juntamente com os jacobinos, de Robespierre, e os cordeliers, de Danton, representavam o Terceiro Estado) e da Convenção Nacional francesa...