3 exemplos de variavel
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação passo a passo:
Variáveis Quantitativas e Qualitativas
As variáveis são valores que representam determinadas características dentro de uma pesquisa. Esse valores variam de elemento para elemento. É a medida em cada elemento da amostra ou população. Essas variáveis podem ter valores numéricos ou não numéricos e são classificadas assim:
Variáveis Quantitativas: são representadas por meio de números resultantes de uma contagem ou mensuração. Elas podem ser de dois tipos:
Variáveis discretas: os valores representam um conjunto finito ou enumerável de números, e que resultam de uma contagem, por exemplo: Número de filhos (0,1,2,…), número de bactérias por amostra, número de copos de cerveja tomados por dia.
Variáveis contínuas: os valores pertencem a um intervalo de números reais e representam uma mensuração como por exemplo altura ou peso de uma pessoa. Nesses casos números fracionais fazem sentido. Exemplo: tempo (relógio) e pressão arterial.
Variáveis Qualitativas: representam uma qualidade (ou atributo) de um indivíduo pesquisado, são definidas por várias categorias. São características que não possuem valores quantitativos. Essas variáveis podem ser de dois tipos:
Variável nominal: quando não existe nenhuma ordenação nas possíveis representações. Exemplos: sexo, cor dos olhos, cor do cabelo, fumante/não fumante.
Variável ordinal: quando apresentam uma ordem nos seus resultados. Exemplos: escolaridade (1, 2, 3 graus), mês de observação (janeiro, fevereiro, …, dezembro.)
Vamos para um exemplo:
Suponha que você é um pesquisador e está interessado em estudar aspectos socioeconômicos dos atletas de um time de futebol. Foram coletados dados do departamento pessoal do clube e a seguinte tabela foi construída:
Variável Valores
Estado civil solteiro, casado, separado, …
Grau de instrução Ensino fundamental, médio, superior
Número de filhos 0,1,2,3,4…
Salário 1000,32 ; 5439,99
Idade 14, 20, 34, …
Classe social alta, média, baixa
Classificando cada uma delas temos:
Estado civil: Qualitativa -> nominal
Grau de instrução: Qualitativa -> ordinal
Número de filhos: Quantitativa -> discreta
Salário: Quantitativa -> contínua
Idade: Quantitativa -> discreta
Classe social -> Qualitativa -> ordinal
Observação 1: Uma variável quantitativa pode ser coletada da forma qualitativa. A variável idade se avaliada por anos completos e quantitativa (contínua), mas se for avaliada por meio de faixas etárias (0 a 5 anos, 6 1 8 anos, etc.) é qualitativa (ordinal). Isso tudo vai ser determinado pela maneira que você coletar os dados.
Observação 2: Nem sempre que uma variável for representada por números significa que ela é quantitativa. O número da casa, número de identidade são exemplos dessa situação.