1. A colocação Pronominal é a parte da gramática que trata da correta colocação dos pronomes oblíquos átonos na frase. Embora na linguagem falada a colocação dos pronomes não seja rigorosamente seguida, algumas normas devem ser observadas, sobretudo, na linguagem escrita.
Leia os textos que seguem - Em anexo:
Texto 1. (Quero que você me aqueça neste inverno)
Texto 2. (Meu desejo não se realizou! - O que você esperava por uma moedinha.)
Texto 3. (Texto - Eu amo a vida) -
Texto 4. (Amo-te Nicole)
Considerando a leitura dos textos acima, analise as proposições e marque a alternativa correta.
I – A frase do texto 1 apresenta a colocação pronominal de acordo com a norma culta, uma vez que o verbo “aquecer” está no infinitivo e quando isso ocorre a regra pede ênclise.
II – A colocação pronominal do texto 1 está incorreta, porque o verbo “aquecer” na oração está no imperativo afirmativo e conforme a regra da norma culta, deve-se utilizar a ênclise.
III – Os textos dois e quatro apresentam o uso da colocação pronominal correto, tendo em vista que a palavra negativa do texto 2 atrai a próclise e a declaração de amor do texto 4 usa a ênclise; porque não se inicia frase com pronome oblíquo, como fazemos na oralidade.
IV – No texto 3 o uso do pronome oblíquo “me” só está adequado no período “Hoje me encanto com o vento que entra pela janela (...)”, porque o advérbio de tempo atrai a próclise. Nos demais períodos: “Me encanto pelo beijo(...) e “Me encanto pela força que borbulha(...)” o uso foi inadequado.
Está correto a alternativa:
a. I, III e IV.
b. II,III e IV.
c. I,II,III e IV.
d. I e II.
e. I e IV.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
B
Explicação:
Respondido por
0
Resposta:
b
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Pedagogia,
5 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás