3.(enem-MEC)
teatro do oprimido é um método teatral que sistematiza exercicios, jogos e técnicas teatrais elaboradas pelo teatrólogo brasileiro augusto boal, recentemente falecido, que visa á desmecanização fisica e intelectual de seus praticantes.partindo do principio de que a linguagem teatral não deve ser diferenciada da que é usada cotidianamente pelo cidadão comum (oprimido), ele propõe comdições praticas para que o oprimido se aproprie dos meios do fazer teatral e, assim, amplie suas possibilidades de expressão.nesse sentido, todos podem dosenvolver essa linguagem e, consequentemente, fazer tetro. trata-se de um teatro em que o espectador é convidado a substituir o protagonista e mudar a condução ou mesmo o fim da historia , conforme o olhar interpretativo e contextualizado do receptor.
considerando-se as caracteristicas do teatro do oprimido apresentados, conclui-se que.
a) esse modelo teatral e um metodo tradicional de fazer teatro que usa, nas suas ações cênicas, a linguagem rebuscada e hermética falada normalmente pelo cidadão comum.
b) a forma de recepção desse modelo teatral se destaca pela separação entre atores e publico, na qual os atores representam seus personagens e a plateia assiste passivamente ao espetáculo.
c) sua linguagem teatral pode ser democratizada e apropriada pelo cidadão comum, no sentido de proporcionar-lhe autonomia critica para compreensão e Interpertação do mundo em que vive.
d) o convite ao espectador para substituir o protagonista e mudar o fim da historia evidencia que a proposta de boal se aproxima das regras do teatro tradicional para a preparação de atores.
e) a metodologia teatral do teatro do oprimido segue a concepção do teatro clássico aristotélico, que visa desautomação fisica e intelectual de seus praticantes.
Soluções para a tarefa
É correta a alternativa C.
O Teatro do Oprimido é um tipo não tradicional de teatro, em que atores e públicos interagem uns com os outros - sem a ideia de que a peça é uma transmissão unilateral de sentido por parte do autor por meio dos atores ao público.
Ele toma, em geral, uma linguagem acessível e tem por temas assuntos do cotidiano, buscando colocar "em cena" não somente os grandes heróis - como fazia o teatro clássico grego -, mas o homem comum.
São características do Teatro do Oprimido: c) sua linguagem teatral pode ser democratizada e apropriada pelo cidadão comum, no sentido de proporcionar-lhe autonomia critica para compreensão e Interpretação do mundo em que vive.
Augusto Boal foi um importante diretor teatral e dramaturgo do Brasil tendo importante contribuição para o desenvolvimento de um teatro brasileiro e latino americano genuíno.
Foi a principal liderança do teatro de arena durante a década de 60. Foi também o criador do denominado Teatro do Oprimido, que consistiu em uma tipologia de teatro em conjunto com ação social.
A partir do Teatro do Oprimido, Augusto Boal se tornou reconhecido em todo o mundo.
O Teatro do Oprimido caracteriza-se por não ser uma tipologia tradicional de teatro, pois destaca a interação com o público e os autores. Além de apresentar uma linguagem mais acessível em que aborda assuntos do cotidiano da sociedade.
Saiba mais sobre o Teatro do Oprimido em: https://brainly.com.br/tarefa/21086584
Bons estudos!