História, perguntado por victoriaplacido55, 6 meses atrás

3. Em relação à obra Manto da Apresentação, de que maneira a criatividade do artista plástico sergipano Arthur Bispo do Rosário transformou o significado e a função das vestimentas tra dicionais? Qual é o sentido novo atribuído ao objeto criado pelo artista?​

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Respondido por yasminbia748
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Resposta:

artista sergipano Arthur Bispo do Rosário. Diagnosticado como esquizofrênico-paranoico, o artista viveu um período de quase 50 anos interno na Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro, e produziu um acervo com mais de 800 obras. Considerada a peça mais significativa do conjunto de sua obra, o Manto apresenta-se como uma síntese da existência de Bispo, representada numa imponente veste. Construída pelo próprio artista ao longo de quase 30 anos, a obra é adornada com elementos simbólicos, bordados de modo profuso em sua superfície, com elementos autobiográficos que fazem do Manto uma extensão do sujeito corpo de Arthur Bispo do Rosário. Sua enorme devoção pelo sagrado foi o motivo primordial para o nascimento dessa obra, dando-lhe um caráter enigmático e múltiplo de sentidos, leituras e interpretações. Dessa forma, propomos, neste estudo, compreendê-la como um “corpo” extensivo e alegórico da vida do artista. Para tanto, fez-se necessário o estudo sobre o corpo/sujeito por meio da teoria do corpomídia – corpo processual, transitório e inacabado –, assim, como o Manto/Corpo. A análise da obra foi norteada pela discussão de alguns conceitos, que explicam a forma como a narrativa construída no Manto está constituída, tais como: a alegoria, o labirinto, o palimpsesto, a precariedade e a fragmentação. Ademais, foram analisados temas presentes nessa narrativa, a exemplo da morte, o ritual e o sagrado, como temáticas presentes tanto no cotidiano do artista, quanto em seu processo artístico. A fim de enriquecer nossa discussão e interpretação dos sentidos proferidos por essa peça polissêmica, exploramos, ainda, a história do vestuário, função e os sentidos do vestir, nos quais é estabelecida uma relação íntima e de comunhão entre o corpo/sujeito e a roupa, o mesmo acontecendo entre Bispo e o Manto. A pesquisa tem abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos exploratórios, e, como procedimentos, foram adotadas: pesquisa bibliográfica e documental, e pesquisa de campo, contando com entrevistas abertas à equipe do Museu Bispo do Rosário, RJ.

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