3- Em relação a Constituição de 1891, responda
a) quanto ao tipo de voto
b) quem votava
c) quem não votava
d) o sistema econômico
e) o sistema político
f) quem comandava o Brasil
Soluções para a tarefa
Resposta: toma q é de graça
Explicação:
3
a)A Constituição de 1891 determinou o fim do voto censitário. Assim, não era mais necessário comprovar uma renda mínima para poder votar. ... A nova Constituição ainda ratificou a exclusão profunda de grande parte da população brasileira do direito de votar.
b)Assim, não era mais necessário comprovar uma renda mínima para poder votar. Além disso, determinou o sufrágio universal masculino para todos os homens maiores de 21 anos, mas impedia que mendigos, analfabetos, militares de patente baixa e religiosos que faziam voto de obediência, tivessem direito ao voto.
c)apenas os homens poderia votar (menos padres, soldados e analfabetos), todo o resto não tinha esse direito.
d)A Constituição de 1891 reforçou o liberalismo, mais no sentido das liberdades individuais, como princípio ideológico que norteava parte dos grupos no poder. Por meio desse documento, a demanda antiga das elites regionais do país foi atendida: a descentralização do poder deu-se com a implantação do federalismo.
e)A Constituição de 1891 foi a primeira Constituição do Brasil da era republicana. Teve como características a instituição do regime republicano presidencialista e a separação entre o Estado e a Igreja.
f)Com o voto aberto, direto e a ausência de uma justiça eleitoral, a Constituição facilitou a estruturação do período oligárquico. O coronel, latifundiário, era o homem que comandava a política nacional, pois ele elegia, através do voto de cabresto, facilitado pela constituição, as pessoas que a fazem.