3)
Em Dom Quixote das crianças, além de adaptar um clássico para o leitor infantil, Monteiro Lobato apresenta uma metalinguagem, ao tratar da própria forma como deveria ser narrado o texto:
"Os viscondes que falem arrevesado lá entre eles. Nós, que não somos viscondes nem viscondessas, queremos estilo clara de ovo, bem transparentinho, que não dê trabalho para ser entendido". (LOBATO, 1982)
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o propósito do autor presente nesse trecho do livro Dom Quixote das Crianças.
Soluções para a tarefa
As alternativas são:
a) Utilizar uma linguagem "desliteraturizada".
b) Trabalhar com a intertextualidade de forma lúdica.
c) Trabalhar com humor o sentido das palavras.
d) Mostrar a liberdade das crianças, que interferem no enredo.
e) Trazer novos pontos de vista sobre a história.
Opção correta letra A
O livro adaptado de Monteiro lobato deveria ser algo mais parecido com a linguagem coloquial e que tivesse uma fácil compreensão pro parte das crianças. A obra original tinha uma linguagem rebuscada que dificultaria as crianças compreenderem, por isso a intenção do autor era deixar tais complicações para outras pessoas.
A linguagem "desliteraturizada", segundo Monteiro Lobato esta relacionada as palavras difíceis que são empregadas em linguagens de textos literários. Assim, ao escrever uma adaptação voltada para o público infantil, o autor teve a preocupação em adequar a linguagem para este público.
Resposta:
A
Explicação:
a)
Utilizar uma linguagem “desliteraturizada”.