3 Curiosidades sobre a Astroquímica.
Soluções para a tarefa
A luz viaja no vácuo a uma velocidade de cerca de 300 mil quilômetros por segundo. A lua está a cerca de 384 mil quilômetros da Terra, então, isto significa que a luz dela leva um pouquinho mais do que um segundo para chegar até os nossos olhos. Já o Sol está, em média, a uma distância de 150 milhões de quilômetro da Terra. Portanto, a luz emitida pelo Sol leva um mais do que oito minutos para viajar toda essa distância e chegar no seu olho. Se você viajasse na velocidade da luz, você poderia dar cerca de sete voltas em torno da Terra em apenas um segundo. Uma viagem de São Paulo a Nova York duraria 0,03 segundos, isso quer dizer que estaríamos em outro país antes mesmo de piscar os olhos.
A luz da estrela mais próxima do Sol, chamada de Alfa Centauri, leva um pouco mais de quatro anos para chegar até nossos olhos! Porém, as estrelas têm um ciclo de vida (explicamos abaixo), dessa forma, elas ‘nascem’, vivem e depois tem um fim. Ainda usando a questão do ‘ano-luz’, vemos sim, estrelas mortas! Quando olhamos para uma estrela próxima da Terra, não estamos olhando para ela atualmente e, sim, para ela no passado. Isso acontece, porque a luz dela demora alguns anos para chegar até nós. Ela pode se encontrar a alguns anos-luz da Terra. Existem estrelas a cem anos-luz, a mil anos-luz e outras que já não existem mais.
Um planeta gasoso não é uma bola de gás, como o nome parece sugerir. Dentro dele existe um núcleo rochoso pequeno. Devido à força da gravidade, os gases são atraídos para o centro do planeta e, como se trata de uma quantidade muito grande de gases, então o planeta formado é grande