3. Como são chamados os principais núcleos urbanos do país? Cite dois exem-
plos.
Soluções para a tarefa
Atualmente, 60% da população mundial, que representa cerca de 3 bilhões de pessoas, vive a menos de 50 km da linha de costa, sendo que 2/3 das cidades do mundo com população superior a 2,5 milhões de habitantes estão situadas próximo a essa região. Estes números representam quão intensa é a ocupação da zona costeira.
Os pontos de luz na zona costeira da América do Sul indicam a grande ocupação urbana nessa área.
A zona costeira é uma região estratégica do ponto de vista militar, político e comercial, pois através dela pode-se ter acesso tanto à regiões localizadas no interior dos continentes como à outros países através do oceano. Desse modo, o litoral se tornou um setor prioritário para uma série de atividades humanas e industriais devido ao seu acesso facilitado.
No Brasil, por exemplo, a formação dos primeiros núcleos urbanos ao longo do litoral datam do século XVI e estão diretamente associados à produção açucareira. O açúcar produzido era exportado para a Europa por meio de navios, assim, a zona costeira brasileira passou a ter um importante papel no escoamento desta produção e o processo de ocupação do litoral teve início. Nestas regiões se desenvolveram as capitais dos estados litorâneos brasileiros.
Nos dias atuais, a zona costeira continua atraindo investimentos industriais de diversos tipos pelo mesmo motivo do século XVI - facilidade de escoamento da produção. Como consequência da formação de núcleos industriais no litoral, existe um intenso crescimento populacional nos municípios ao seu entorno, pois a demanda por mão-de-obra atrai a população das cidades do interior. Esta, por sua vez, muitas vezes ocupa de forma desordenada as cidades litorâneas gerando numeroso problemas e conflitos, tais como poluição, degradação de ecossistemas e conflitos sociais. (VER TÓPICO CONFLITOS).
Resposta:
poderia ter escrito so a resposta