1) Segundo Roberto da Matta (1986), no Brasil, por muito tempo vigorou a existência do chamado mito do triângulo racial. De acordo com esse autor, não é possível negar o mito, que na prática: a) mostra que o Brasil é a composição de três matrizes étnicas (indígena, africana e europeia) e que houve harmonia e equilíbrio em suas convivências. b) compreende criticamente que o Brasil é formado por três matrizes étnicas e propõe uma ação reflexiva sobre os preconceitos na sociedade. c) consiste em uma forma de expressão das desigualdades raciais que aconteceu apenas entre os africanos e afrodescendentes no Brasil, devido à escravidão nos engenhos. d) refere-se à ideia de que, no Brasil, apenas os indígenas e africanos conviveram pacificamente, pois ambos foram oprimidos pelos portugueses (europeus). O mito consiste justamente em achar que foram os portugueses que desencadearam o preconceito racial. e) consiste numa profunda reflexão crítica sobre a composição da cultura brasileira, pois apresenta as desigualdades sociais como fenômenos que atrasaram o desenvolvimento da sociedade.
Soluções para a tarefa
Correto. De acordo com a teoria romântica do triângulo das raças, todas elas teriam vivido em harmonia, sem opressão de uma em relação à outra - coisa que, sabemos, é incorreta.
b) compreende criticamente que o Brasil é formado por três matrizes étnicas e propõe uma ação reflexiva sobre os preconceitos na sociedade.
Falso. A ideia é revelar uma suposta harmonia social entre as diferentes raças inseridas no país.
c) consiste em uma forma de expressão das desigualdades raciais que aconteceu apenas entre os africanos e afrodescendentes no Brasil, devido à escravidão nos engenhos.
Falso. De acordo com os pensadores dessa linha, houve uma harmonia e, portanto, não uma desigualdade social.
d) refere-se à ideia de que, no Brasil, apenas os indígenas e africanos conviveram pacificamente, pois ambos foram oprimidos pelos portugueses (europeus). O mito consiste justamente em achar que foram os portugueses que desencadearam o preconceito racial.
Falso. Como visto na alternativa a), o triângulo fomenta uma suposta harmonia entre as três raças: europeus, indígenas e africanos.
e) consiste numa profunda reflexão crítica sobre a composição da cultura brasileira, pois apresenta as desigualdades sociais como fenômenos que atrasaram o desenvolvimento da sociedade.
Falso. O triângulo não é uma reflexão crítica, mas uma representação da mentalidade racista brasileira.
De acordo com esse autor, não é possível negar o mito, que na prática: a) mostra que o Brasil é a composição de três matrizes étnicas (indígena, africana e europeia) e que houve harmonia e equilíbrio em suas convivências.
A diversidade cultural brasileira
A miscigenação é um elemento primordial que define a população típica do Brasil. A mistura entre índios, africanos e portugueses é nítida tanto no aspecto físico quanto na cultura do País.
O Brasil é um território rico em manifestações culturais e apresenta uma diversidade considerável de culturas e hábitos.
Nele, há grupos variados, de diferentes crenças, modos de pensar e de se portar no mundo.
A influência disso é a miscigenação cunhada na época da escravidão e da exploração europeia, momentos de tensão e conflitos no Brasil.
Saiba mais sobre a diversidade em: brainly.com.br/tarefa/14624114
#SPJ5