3. Como luta ritual, o huka-huka é praticado durante o Quarup. O que significa a
expressão em destaque?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Desconhecida entre o grande público, uma das artes marciais autenticamente brasileiras de maior tradição é o Huka-huka. Este estilo de combate foi criado pelo povo indígena Bakairi e povos do Xingu, localizados no Estado do Mato Grosso. O huka-huka é bastante praticado nessa região e representa uma das modalidades dos Jogos dos Povos Indígenas, competição esportiva criada no ano de 1996.
A luta é praticada com os atletas de joelhos. No ritual, um homem chefe, que é considerado o dono da luta, vai até a parte central de uma arena e escolhe os adversários chamando-os pelo nome. Então os lutadores ficam frente a frente, ajoelham-se e giram de forma circular em sentido horário. Eles se encaram e começam a luta. O objetivo é levantar o oponente e depois levá-lo ao chão.
Resposta:
Fora de competições, o huka-huka é um ritual tradicional para testar a força de jovens índios. Geralmente, é feito após o Quarup, ritual Xingu de homenagem aos mortos. No amanhecer do dia posterior ao Quarup, os campeões de cada tribo se enfrentam em competições de huka-huka.
Após o combate entre os adultos, grupos de jovens também se enfrentam para provar sua virilidade.
O ritual da luta indígena Huka-Huka e o Quarup
A luta ritual huka-huka é praticada durante o Quarup pelos povos indígenas brasileiros especialmente do Xingu, pois se caracteriza como parte das celebrações onde se pretende trazer os mortos à vida novamente, e então os jovens e adultos se enfrentam em competições de força, como simbolismo da vivacidade esperada nos entes queridos que já se foram.
No entanto, o huka-huka é vivenciado em outras épocas, onde os indígenas medem forças em uma ocasião assistida por todos os integrantes da tribo. Diferentemente de outras artes marciais, o huka-huka dispensa maiores golpes, sendo mais um comparativo entre dois combatentes.
Mais sobre a luta indígena Huka-Huka: https://brainly.com.br/tarefa/44183341