3- Como era a pele das águas-vivas, dos peixes e dos tubarões?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O filo dos cnidários recebe este nome devido ao fato de possuírem uma estrutura denominada cnidoblasto. Trata-se de uma célula especializada, que possui características urticantes, isto é, provoca irritações semelhantes às da urtiga na pele humana. Os cnicoblastos também são dotados de nematocistos, pequenos órgãos semelhantes a arpões carregados de toxinas. Mas os cnidários também são chamados de celenterados. Esta nomenclatura deve-se ao fato de este ser o primeiro grupo animal a apresentar uma cavidade digestiva - cele = oco e enteros = intestino. O filo pode apresentar exemplares sésseis (fixos a um substrato), como por exemplo, as anêmonas e corais, com a cavidade bucal volta.
Resposta:
Vem chegando o verão. E junto com ele o aumento no número de acidentes de banhistas com animais aquáticos nas praias brasileiras. Médico especialista em Dermatologia e com mais de 20 anos de experiência em acidentes com estes animais, o professor Vidal Haddad Junior elaborou uma cartilha com as perguntas mais freqüentes e orientações sobre o que fazer nessas ocorrências.
“Existem estudos e medidas de primeiros socorros e hospitalares para todos os problemas. Alguns têm formas de prevenção, outros não. O importante é que a mídia ofereça conhecimento sobre estes fatos para que o cidadão procure a orientação correta, não requisitando opiniões de pessoas inexperientes e que ao invés de trazerem soluções, podem trazer problemas”, aponta o professor da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu.
Hadadd Junior lembra que como em todo ano, o verão de 2019 transcorrerá com surtos de acidentes por águas-vivas na região Sul, agravos por caravelas no Nordeste, acidentes por piranhas nas represas e lagos de todo país e pessoas pisarão em bagres e ouriços-do-mar nas praias.