(3) Atividade Complementar:
Faça uma breve pesquisa sobre Newton Carneiro Affonso da Costa. E apresente a
importância de seus estudos para a filosofia e para a ciência.
Soluções para a tarefa
Professor Dr. Newton Carneiro Affonso da Costa doou seu arquivo pessoal ao Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, em 2002. Esta documentação encontra-se à disposição dos pequisadores na Seção de Arquivos Históricos em História da Ciência-CLE, Unicamp.Este material primeiramente recebeu tratamento arquivístico específico: higienização, identificação e arranjo. Já está disponível aos pesquisadores e público em geral o Catálogo com a descrição dos documentos que compõe esse Arquivo.
Nessa documentação encontramos correspondências acadêmicas trocadas com pesquisadores do Brasil e do exterior, artigos que citam seu trabalho, manuscritos em grande parte inéditos, o Diploma de Mérito Científico recebido da UFPr em 1998, recortes de jornais, separatas e fotografias.
Biografia:
Newton da Costa nasceu em 16 de setembro de 1929, na cidade de Curitiba, Estado do Paraná. Filho de Dimas Carneiro Affonso da Costa e Sylvia Carneiro Affonso da Costa aos quinze anos interessou-se por questões de Lógica e pelos Fundamentos da Matemática. Com o apoio de um de seus tios, Milton Carneiro, então professor de História da Filosofia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Paraná, iniciou-se em filosofia por meio de diálogos de Platão e de vários textos de Aristóteles, ambos em traduções francesas.
Encantado com a filosofia, debruçou-se sobre as obras de autores como Descartes, Poincaré, Lalande e outros. Mas foi Bertrand Russell que exerceu forte impacto sobre o jovem Newton, embora este "divirja fundamentalmente de Russell como filósofo", no entanto admirando-o como lógico, reformador social e ensaísta-publicista.
Newton da Costa é casado com Neusa Feitosa Affonso da Costa e tem três filhos: Newton da C.A da Costa Júnior, Sylvia Lúcia F.A. da Costa e Marcelo F.A. da Costa.
Newton da Costa obteve três graduações pela Universidade Federal do Paraná: em 1952, Engenharia Civil pela Escola de Engenharia, no ano de 1955 o Bacharelado em Matemática e em 1956 a Licenciatura em Matemática ambos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.
Ainda na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Paraná, no ano de 1961, Newton da Costa recebe o título de Doutor em Matemática e se torna Livre Docente de Análise Matemática e Análise Superior. Em 1964, torna-se Professor Catedrático na mesma área de sua livre-docência. O Professor Newton da Costa, já chamado por seus pares e alunos como Professor da Costa, lecionou 14 anos na Universidade Federal do Paraná.
Newton da Costa foi:
Diretor Associado do Instituto de Matemática, Estatística e Ciências da Computação da Unicamp em 1967;
Professor Titular do Instituto de Matemática, Estatística e Ciências da Computação da Unicamp de 1968-1969;
Professor Titular do Instituto de Matemática e Estatística da USP de 1970-1981;
Professor Titular do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia , Letras e Ciências Humanas da USP de 1982-1999;
Pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP desde 1985.
Newton da Costa atualmente leciona na Universidade Federal de Santa Catarina.Sua paixão no tocante à Lógica e Fundamentos da ciência, alicerçada por sólida formação acadêmica e pela sua intensa dedicação aos campos da Lógica e da Filosofia, fez dele um dos criadores das Lógicas Paraconsistentes, laureando-o com diversos títulos nacionais e internacionais, dentre eles citamos:
Membro Honorário do Instituto de Filosofia do Peru, em 1975;
Membro Honorário do Instituto de Investigações Filosóficas da Universidade de Lima, em 1980;
Membro Correspondente da Academia de Ciência do Chile, em 1982;
Membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, Brasil em 1978;
Membro do Centro de Lógica Epistemologia e História da Ciência da Universidade Estadual de Campinas, em 1979;
Membro Titular do Instutut International de Philosophie, de Paris, em 1989. O Professor da Costa se tornou o primeiro brasileiro a pertencer a essa Instituição.