3)
"As reuniões do Núcleo de Estudos de Gênero Wilma Lessa, na Escola de Referência em Ensino Médio Silva Jardim, são como uma terapia para o estudante Paulo Henrique Lira, 17 anos. Lá, ele pode se expressar, ouvir experiências e aprender sobre gênero, inclusão e diversidade sexual. Graças ao núcleo, o ambiente escolar se tornou mais acolhedor quando o aluno do segundo ano do ensino médio decidiu assumir que estava namorando outro garoto.
Instalado na Escola Silva Jardim, no bairro do Monteiro, Zona Norte do Recife, desde o início do ano letivo, o núcleo tem como objetivo trabalhar temas como gênero, respeito, inclusão, cidadania, violência e direitos humanos de forma lúdica e didática com 40 estudantes inscritos. O projeto envolve toda a comunidade escolar em ações práticas para a construção da cidadania. "As ações já apresentam impacto positivo na capacidade de os alunos e as alunas refletirem por conta própria e discutir temas tão importante, tornando-se cidadãos mais sensíveis e responsáveis", ressaltou a professora de história e uma das coordenadoras do espaço, Cristiana Cordeiro".
Baseados na notícia acima, como podemos caracterizar a Escola Silva Jardim quanto a iniciativa de realização do Núcleo de Estudos de Gênero Wilma Lessa. Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
A escola é interdisciplinar pois alia biologia com questões culturais nas salas de aulas.
b)
A notícia mostra que o ensino é formal com um currículo fixo e que atende crianças com problemas sexuais.
c)
A escola se preocupa com só com questões da sexualidade e se baseia num ensino fora dos padrões normais.
d)
A escola é inclusiva e plural, pois é um lugar que valoriza a convivência com a diversidade.
e)
O grupo da escola demonstra que o ensino não deve entrar em assuntos que não lhes são pertinentes.
4)
O que é novo, hoje, é a ascensão de políticas de identidade. Em contextos muito diferentes e de modos muito diversos – desde os povos indígenas da América Latina às minorias religiosas na Ásia do Sul e às minorias étnicas nos Bálcãs e em África, até os imigrantes na Europa Ocidental – as pessoas estão se mobilizando de novo em torno de velhas injustiças segundo linhas étnicas, religiosas, raciais e culturais, exigindo que sua identidade seja reconhecida, apreciada e aceita pela sociedade mais ampla. Sofrendo de discriminação e marginalização em relação a oportunidades sociais, econômicas e políticas, também exigem justiça social.
Conforme o texto acima, o que podemos perceber sobre o processo de exclusão? Marque a alternativa com a afirmação correta.
Alternativas:
a)
As classes populares são vítimas do sistema e por meio da desestruturação social são excluídas da sociedade, ficando a deriva.
b)
As populações marginalizadas , não tem chances de conseguires a inclusão social , porque não têm força para reivindicar melhorias.
c)
As oportunidades econômicas, sociais e políticas são vetadas aos sujeitos das classes menos privilegiadas, não sobrando expectativa de melhorias.
d)
Mesmo que haja influência das relações estruturais da sociedade, o sujeito não vai ficar à deriva, pois vão se organizar em movimentos que reivindicam melhorias.
e)
As minorias sociais se conformam com a exclusão , esperando que o estado olhe por eles numa atitude paternalista.
Soluções para a tarefa
Respondido por
53
A escola é inclusiva e plural, pois é um lugar que valoriza a convivência com a diversidade.
Perguntas interessantes
Geografia,
10 meses atrás
Administração,
10 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás