3) Ao explanar sobre a tradição da sociologia do conhecimento escolar, Apple (2006) cita Bourdieu que estabelece uma investigação da relação entre a reprodução cultural e econômica, buscando analisar as regras culturais, o que chama de hábito, que conectam o controle econômico e cultural à distribuição econômica e cultural. Com relação à pesquisa de Bourdieu sobre a reprodução cultural, analise as afirmativas a seguir:
I - O capital cultural armazenado nas escolas atua como um mecanismo eficaz de filtragem na reprodução de uma sociedade hierárquica.
II - Por meio da educação, as 'estruturas mentais' do indivíduo (isto é, as categorias de pensamento, linguagem e comportamento) são formadas; elas derivam da divisão social do trabalho.
III - A forma pela qual as instituições econômicas dominantes são estruturadas, para que aqueles que herdem ou já tenham capital econômico se deem melhor, se repete no que diz respeito ao capital cultural.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
a)
I.
b)
II.
c)
III.
d)
I e III.
e)
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa D
Explicação: Segundo a teoria da reprodução do capital cultural, as escolas recriam parcialmente as hierarquias sociais e econômicas da sociedade por meio do que é aparentemente um processo neutro de seleção e instrução. Além disso, tomam o capital cultural, o hábito, da classe média como sendo algo natural e o empregam como se todas as crianças tivessem chances iguais de acesso a ele. O capital cultural, por sua vez, é distribuído de forma desigual por meio da sociedade, e isso depende em grande parte da divisão do trabalho e do poder nessa mesma sociedade.
Resposta:d) I e III.
Explicação: RESPOSTA CORRETA
Segundo a teoria da reprodução do capital cultural, as escolas recriam parcialmente as hierarquias sociais e econômicas da sociedade por meio do que é aparentemente um processo neutro de seleção e instrução. Além disso, tomam o capital cultural, o hábito, da classe média como sendo algo natural e o empregam como se todas as crianças tivessem chances iguais de acesso a ele. O capital cultural, por sua vez, é distribuído de forma desigual por meio da sociedade, e isso depende em grande parte da divisão do trabalho e do poder nessa mesma sociedade.