3)Além de definir o ser humano como animal racional Aristóteles também o definiu como animal político ("zoon politikon"). Ele chega a afirmar que quem não necessita participar na vida política ou é uma besta (de convivência difícil) ou um deus (autossuficiente).
De acordo com o texto acima, considere:
I. Na Grécia antiga os interesses privados se sobrepunham aos interesses coletivos.
II. O homem grego ou era "politikon" (participativo) ou "idiotés" (alienado).
III. Para os gregos a coletividade tinha preponderância sobre a individualidade.
IV. A política era entendida como a arte de bem conviver coletivamente.
Estão corretas apenas as alternativas:
Alternativas:
a)I e II.
b)I, II e III.
c)II, III e IV.
d)I, II e IV.
e)I, III e IV.
4)Diversos pensadores contribuíram para a reflexão política buscando compreender não apenas o modo como o homem se organiza, como também para viabilizar as melhores instituições rumo à realização humana de modo coletivo. Pensaram sob óticas distintas, por vezes, até semelhantes, mas todos provocaram as nossas reflexões sobre a pertinência prática de se conceber o homem como um ser essencialmente político.
Com base em seus conhecimentos acerca de política, considere:
I. O termo política é derivado de politeia, um termo grego antigo que indicava os procedimentos relativos à pólis ou cidade-Estado.
II. Para os gregos ética e política estavam intimamente ligadas, pois ambas visavam o bem; a ética o bem coletivo e a política o bem individual.
III. Para Platão o homem é um ser político por natureza e não consegue viver sozinho, pois a práxis é, por excelência, política.
IV. Aristóteles afirmava que não fazia sentido o homem ser virtuoso se não fosse para partilhar com os demais cidadãos.
Estão corretas apenas as alternativas:
Alternativas:
a)I e II.
b)II e III.
c)III e IV.
d)I e III.
e)I e IV.
5)Leia o texto, que se refere à ideia de cidade justa de Platão.
"Como a temperança, também a justiça é uma virtude comum a toda a cidade. Quando cada uma das classes exerce a sua função própria, ‘aquela para a qual a sua natureza é a mais adequada’, a cidade é justa. Esta distribuição de tarefas e competências resulta do fato de que cada um de nós não nasceu igual ao outro e, assim, cada um contribui com a sua parte para a satisfação das necessidades da vida individual e coletiva. (...) Justiça é, portanto, no indivíduo, a harmonia das partes da alma sob o domínio superior da razão; no estado, é a harmonia e a concórdia das classes da cidade." (PIRES, Celestino. Convivência política e noção tradicional de justiça. In: BRITO, Adriano N. de; HECK, José N. (Orgs.). Ética e política. Goiânia: Editora da UFG, 1997. p. 23.)
Sobre a cidade justa na concepção de Platão, é correto afirmar:
Alternativas:
a)Nela todos satisfazem suas necessidades mínimas, e inexistem funções como as de governantes, legisladores e juízes.
b)É governada pelos filósofos, protegida pelos guerreiros e mantida pelos produtores econômicos, todos cumprindo sua função própria.
c)Seus habitantes desejam a posse ilimitada de riquezas, como terras e metais preciosos.
d)Ela tem como principal objetivo fazer a guerra com seus vizinhos para ampliar suas posses através da conquista.
e)Ela ambiciona o luxo desmedido e está cheia de objetos supérfluos, tais como perfumes, incensos, iguarias, guloseimas, ouro, marfim, etc.
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3) d ----
4)b ++++
5) b +++
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7
3) No período da Grécia Antiga, havia sobreposição dos interesses privados em relação aos coletivos. Os homens gregos eram classificados em participativos ou alienados. E a política buscava a convivência coletiva.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa d.
4) A ética e a política tinham ligação para os gregos, pois ambas visavam o bem. Para Platão, o homem naturalmente é político e precisa viver em comunidade.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa b.
5) Na concepção de Platão, a cidade justa, é governada pelos filósofos, os guerreiros fazem sua proteção e a manutenção é responsabilidade dos produtores econômicos.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa b.
Bons estudos!
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