Geografia, perguntado por Mihsilva22, 9 meses atrás

3- Ainda de acordo com o texto, explique por que a divisão interna do Brasil foi remodelada nos sécs. XVIII e XIX (por exemplo, as mudanças ocorridas em 1763 e em 1822)

Soluções para a tarefa

Respondido por rsenadocaemo
1

Resposta:

O território brasileiro nem sempre possuiu a mesma característica quanto à sua divisão interna. A seguir, algumas mudanças que promoveram alterações na cartografia e na ordem político-administrativa do país:

No ano de 1977 o Mato Grosso foi fragmentado, originando o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. Cinco anos depois a região de Rondônia foi reconhecida como território e alcançou a condição de Estado.

Em 1988 ocorreram diversas modificações. Roraima e Amapá foram elevados à categoria de Estado. A ilha de Fernando de Noronha, que anteriormente era considerada um território, transformou-se em município subordinado ao governo de Pernambuco. No mesmo ano Goiás se fragmentou, a porção sul do território continuou com o mesmo nome e fazendo parte da região Centro-Oeste, a porção norte deu origem ao Tocantins, que passou a integrar a região Norte.

Mapa político atual.

Explicação:


Mihsilva22: Obgd
Respondido por GUIZINHO498
1

Resposta:

O Brasil é um país autônomo e independente politicamente, possui um território dividido em estados, que nesse caso são vinte seis, além do distrito federal que representa uma unidade da federação que foi instituída com intuito de abrigar a capital do Brasil e também a sede do Governo Federal.

Foram vários os motivos que levaram o Brasil a realizar uma divisão interna do território, dentre eles os fundamentais foram os fatores históricos e político-administrativos. Esse processo teve início ainda no período colonial, momento esse que o Brasil estava dividido em capitanias hereditárias, dessa forma estados como Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte são derivados de antigas capitanias estabelecidas no passado momento no qual vigorava esse tipo de divisão.

Um dos motivos que favorece a divisão interna do país é quanto ao controle administrativo do território, no qual subdivide as responsabilidades de fiscalizar em partes menores, uma vez que grandes extensões territoriais sem ocupação e ausência de estado podem provocar uma série de problemas, inclusive de perda de territórios para países vizinhos.

Explicação:


GUIZINHO498: tomara que tenho ajudado princesa
GUIZINHO498: tb contigo ?
Mihsilva22: Obgdddd
Perguntas interessantes