3.a. Usando o simulador ou com desenhos manuais, faça um esboço desta polia móvel e de pontos por onde a correia pode passar por essa polia, sabendo que a correia pode estar a 3, 5, ou 7 cm do centro da polia. Descreva também o movimento e indique os vetores de movimento.
Soluções para a tarefa
A figura que compara os movimentos da polia maior e menor estão abaixo. O raio é diretamente proporcional a aceleração centrípeta e a velocidade escalar; e inversamente proporcional a velocidade angular.
Na polia móvel, os elementos atuantes serão dos vetores de aceleração (centrípeta voltada para o centro da figura) e velocidade (angular e escalar, sendo que a última é perpendicular a centrípeta).
Dependendo a distância em que a correia passa do centro teremos um aumento da velocidade angular, escalar ou da aceleração.
Quanto mais próximo do eixo maior será a velocidade angular e menor será a aceleração centrípeta e velocidade escalar.
↓ raio ↑ vang ↓ ac ↓ ve
Logo, o raio é diretamente proporcional a aceleração centrípeta e a velocidade escalar; e inversamente proporcional a velocidade angular.
Para a polia menor (3 cm) teremos uma velocidade escalar menor e potencia de eixo alta. Por exemplo, no funcionamento de um caminhão em uma marcha baixa, as rodas se movem lentamente, mas o poderoso motor está funcionando plenamente.
A polia de 5 cm é intermediaria entre a de 3 e 7 cm.
Já para a polia maior (7 cm) teremos uma velocidade escalar maior e potencia menor. Como exemplo, temos o uso de marchas mais altas em carros, que necessitam de menos transmissão de potencia do motor por já estarem em maior velocidade.
Espero ter ajudado!