3. A sociedade romana dividia-se em camadas, dispostas segundo os privilégios de nascimento. Na imagem a
seguir relacione a descrição a cada camada social. (ESCRAVOS, PATRÍCIOS, CLIENTES, PLEBEUS)
Soluções para a tarefa
Resposta:
patricíos,plebeus,clientes,escravos
Explicação:
bons estudos
espero ter ajudado . ;)
A sociedade romana era dividida por camadas, as classes sociais, segundo os privilégios de nascimento e condições de vida.
Principais Classes Sociais
A sociedade romana era patriarcal e sua base estava na família, que possuíam uma grande reverência com seus antepassados.
Patrícios
Os patrícios eram os cidadãos romanos e os donos de terras, possuíam a posse dos rebanhos e eram donos de escravos. Desfrutavam de grandes direitos políticos e desempenhavam as mais importantes funções públicas.
Clientes
Os clientes eram os homens considerados "livres", estes se aliavam aos patrícios, e possuíam uma relação de servidão para eles, realizando diversas atividades pessoais em troca de assistência económica e proteção social.
Plebeus
Os plebeus também eram considerados homens "livres" que realizavam as atividades agrícolas, artesanais e comerciais. Eles formavam a maioria da população, porém não possuíam direitos políticos e não poderiam casar-se com os patrícios.
A baixa qualidade de vida dos plebeus poderia levar alguns deles à condição de escravidão por dívidas.
Escravos
Primeiramente os escravos de Roma, eram os plebeus que ficaram devendo dinheiro à república, devido a expansão militar romana criou-se uma nova categoria de escravos, os prisioneiros de guerra.
Os escravos, seja por dívidas, seja por guerras, poderiam conquistar a sua alforria, passando assim a serem chamados de "libertos" e poderiam até conquistar o título de "cidadão".
Saiba mais sobre "Sociedade Romana" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/18260735
#SPJ3