3. a) - Sobre o desemprego estrutural,qual o maior problema gerado pela falta de vagas na vida social?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A falta de vagas para emprego acaba aumentando ainda mais a desigualdade social em nosso país.
Isso ocorre porque os trabalhadores mais pobres são os grandes prejudicados com o desemprego estrutural que assola o país. Desse modo, os mais pobres acabam não dando conta de honrar compromissos importantes para a manutenção de um padrão de vida decente.
Sendo assim, a falta de trabalho - causada pelo desemprego estrutural - acaba prejudicando os trabalhadores que mais precisam, ou seja, os mais necessitados.
Resposta:
- O Mercado de trabalho passa por profundas transformações, causadas pela globalização e pelo progresso tecnológico.
A terceira Revolução industrial tem duas faces:
1ª. Ela viabilizou várias inovações na vida das pessoas, trouxe inúmeros progressos, como a robótica, as telecomunicações e a automação.
2ª. Mas, ao invês de gerar tempo livre e padrão de vida de trabalhadores gerou desemprego
- A sociedade contemporrânea presencia um cenário crítico que atinge países. A crescente concorrência internacional e a busca por produtividade convertem a um processo destrutivo que gera precarização de trabalho e aumento do desemprego. - Os indivíduos afectado pelo desemprego e pela precarização não estão submetidos as mesmas condições econômicas objetivas, não possuem a mesma identidade social e não dispõem de recursos para assegurar a sua sobrevivência, e sua situação de precariedade e fragilidade penaliza, cada vez mais suas chances de reinserção.
Explicação: