3- A partir d segunda metade do século XIX, construir uma identidade nacional para o Imperio Brasileiro foi tarefa intensificada tanto pela literatura quanto pela pintura. Sobre o assunto analise a pintura na pagina 77e, na sequência, leia o texto abaixo para responder as questões. A) por que é possível dizer que, na pintura, Victor Meireles busca criar um mito de origem para a nação brasileira? B) a tarefa de construir uma identidade nacional para o país negava ou afirmava a ancestralidade Europeia? justifique sua resposta utilizando elementos da pintura de Victor Meirelles. C) de acordo com o texto, qual é a contradição entre a representação dos indígenas realizada pelo romantismo e a realidade a que estavam sujeitos? D) Quais foram as particularidades do nacionalismo romântico no Brasil? Quais foram os efeitos da Estratégia utilizada pelos artistas desse movimento?
Soluções para a tarefa
Quando falamos de Império brasileiro, falamos de uma época marcada pelo espírito nacionalista e identidade independente. Nessa época, o Brasil era entendido com uma visão futurista, de sentimento e de desenvolvimento. Nesta época, surgiu o movimento romântico que buscava refletir todos estes aspectos.
Brasil e sua identidade romanticamente nacional
Após a independência exclamada por Dom Pedro I e assinada pela princesa Leopoldina de Habsburgo, o Brasil teve um avanço em seu espírito patriota, espírito que viabilizava criar aspectos puramente brasileiros, seja na política, seja na cultura, seja no convívio entre as pessoas. Este senso romântico se deu em três partes:
- Nacionalismo exagerado;
- Mal do século;
- Políticas sociais.
Esse ideal romântico se consolidou e estimulou o avanço literário no Brasil, com escritas muito detalhadas, fatalistas, orgulhosas e com ideais ufânicos (ou utópicos).
A primeira fase do romantismo se dá evidentemente pelo espírito nacionalista citado anteriormente, mas ela viabiliza a percepção daquele indivíduo sentimentalista em prol do próprio país. Como um homem que morre de amores por sua amada, ele morre de amores pelo seu país.
A segunda fase tende a ser mais profunda e costuma ser trazida para os dias atuais, nela é refletido o senso do que viria a ser o gótico. Nessa fase podemos encontrar a abundância de imaginação, sentimento desenfreado, sensibilidade e exploração dos sentimentos.
A terceira fase já consiste em passar esses aspectos das fases anteriores para despertar a emoção nos demais civis, criando a vontade de participar das vontades do país.
Em referência as perguntas em pauta é dada a sequência:
- A) É possível afirmar que Victor Meirelles buscava criar uma espécie de melhoria sobre a origem da nação brasileira, uma vez que os indígenas e negros ainda eram vistos como selvagens ou sem alma.
- B) Trata-se de uma questão relativa, pois apesar dos índios já viverem aqui antes dos europeus chegarem, muitos povos se misturaram depois que os mesmos chegaram, porém, há uma objetividade no quadro que é possível afirmar que embora o Brasil seja uma nação de muitas raças, eles estavam sendo regidos pelos europeus. Apesar de independente, a princesa Leopoldina era austríaca e Dom Pedro I era português.
- C) É possível observar que a representação mostra os indígenas como pessoas que enfim podiam ser felizes e realizarem as suas vontades, também seguindo o cristianismo. Na realidade, os índios ainda não eram reconhecidos civilizadamente, nem tratados como cidadãos.
- D) Estímulo de pertencimento do país, sentimento desenfreado em relação ao país. Apesar de dados os ocorridos históricos, as pessoas aderiram ao modo de vida romântico, mesmo que ainda não fossem todos os que fossem englobados nessa questão. Porém, houve muito estímulo na literatura, na arte, na música, e até mesmo na engenharia.
Para saber mais sobre romantismo no Brasil, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/52370841
#SPJ4