Filosofia, perguntado por daniellileroisalves, 1 ano atrás

3)
"A exigência que Auschwitz não se repita é a primeira de todas para a educação. De tal modo ela precede quaisquer outras que creio não ser possível nem necessário justificá-la. Não consigo entender como até hoje mereceu toda atenção. Justificá-la teria algo de monstruoso em vista de toda monstruosidade ocorrida. Mas a pouca consciência existente em relação a essa exigência e as questões que ela levanta provam que a monstruosidade não calou fundo nas pessoas, sintoma da persistência da possibilidade de que se repita no que depender do estado de consciência e de inconsciência das pessoas." (ADORNO, 1995, p. 119).
ADORNO, Theodor W. Educação após Auschwitz. In:______. Educação e Emancipação.Tradução Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. P.

Levando em consideração o trecho acima e seus conhecimentos sobre a teoria crítica de Adorno, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a)
Adorno escreveu Pedagogia da Autonomia, a fim de enaltecer o sujeito autônomo, que saiba se defender.

b)
Adorno foi um educador que escreveu obras sobre a educação pela paz.

c)
Dentre as várias finalidades da educação, Adorno ressalta que devemos esquecer episódios trágicos.

d)
Para Adorno, nada é mais urgente e necessário do que colocar a frente a meta de uma educação contra a barbárie.

e)
Para Adorno, a educação não pode contribuir para evitar a barbárie.

Soluções para a tarefa

Respondido por pinhocamila2
41

Resposta:

D) Para Adorno, nada é mais urgente e necessário do que colocar a frente a meta de uma educação contra a barbárie

Explicação:

Respondido por larissamagrani
2

Segundo Theodor Adorno, a educação tem um papel educativo fundamental acerca dos preceitos éticos e dos valores sociais pós-Segunda Guerra Mundial (D).

Adorno e sua teoria crítica

Theodor Adorno contrapõe "indústria cultural" e "cultura de massa". Para ele, "indústria cultural" é um bem cultural apropriado pelo sistema capitalista, fazendo com que o povo consuma a arte capitalista sem consciência de que seu gosto está sendo coisificado e massificado, a fim de ser ponte para o lucro do empreendimento capitalista.

A partir do processo de mercantilização da cultura, não há cultura de massa, ou seja, cultura própria do povo. O que existe são culturas em formatos de bens que são usadas para enriquecimento da classe elitizada e a arte, uma ferramenta de manipulação para favorecer o consumo selvagem.

Saiba mais sobre Adorno em: brainly.com.br/tarefa/19081783

#SPJ5

Anexos:
Perguntas interessantes