História, perguntado por Habkellyfernandes, 9 meses atrás

3)
“[...] a economia mineira apresentava baixos níveis de renda distribuídos de uma maneira menos desigual do que no caso do açúcar. Mas se a sociedade mineira foi das mais abertas da colônia, essa abertura teria se dado por baixo, pela falta – quase ausência – do grande capital e pelo seu baixo poder de concentração”. (SOUZA, Laura de Mello e. Os desclassificados do ouro. 1986, p. 29)
A que situação configurada na sociedade mineradora a historiadora se refere?

a) Vila Rica e suas freguesias foram invadidas por aventureiros que prejudicaram a atividade mineradora, o que inviabilizou a implantação de um sistema de regulamentação da exploração aurífera na região.
b) O ouro extraído no Brasil beneficiou exclusivamente os antigos senhores de engenho e os financiadores ingleses, concentrando a riqueza e o capital fora da região mineradora.
c) A atividade mineradora deu origem a uma classe média urbana a partir do desenvolvimento das cidades que concentraram atividades e recursos.
d) A abertura social propiciada pela mineração, principalmente em Vila Rica, representou a ascensão da posição da mulher, e contribuiu para a diminuição da prostituição em relação aos outros centros urbanos da colônia.

POR FAVOR ME AJUDEM ESTOU FAZENDO UMA PROVA

Soluções para a tarefa

Respondido por Acaroriginal
17

Resposta:

Seguinte meu caro: A correta é a letra C

Explicação:

A D é errada porque não houve ascensão alguma de mulher, ainda mais naquele período

Quando a letra B, é de certo que alguns largaram suas terras em busca de ouro, mas fazendo isso perdiam seu poder, seu status que era a terra. E aqueles que se mantinham com o negócio açucareiro nem de longe se envolveram de fato com ouro, eram negócios econômicos separados.

A A também é errada, não houve exatamente esse acontecimento histórico

Perguntas interessantes